Dando continuidade à segunda edição do projeto Inova CGE, ano 2021, o encontro desta quinta-feira, 16/9, abordará o tema “Alfabetização em Dados”. A assunto será explorado pelo professor Murilo Ferreira Marques dos Santos e mediado pelo gestor de Finanças e Controle da CGE-GO, Paulo André Aires Medeiros. A atividade terá início às 9 horas, e será transmitida ao vivo, no canal da CGE-GO no YouTube (youtube.com/cgegoias).

De acordo com Paulo André Medeiros, falar sobre alfabetização em dados significa aprimorar o processo de tomada de decisões, a partir de dados obtidos por sistemas de coleta, corretamente diagnosticados. “Quanto melhor desenvolvermos sistemas de tomadas de decisões baseadas em análise de dados confiáveis, menos tomaremos decisões baseadas em ‘achismos’, e menos erros a organização irá cometer”, avalia.

Neste sentido, a experiência do professor Murilo Ferreira Marques dos Santos é bastante consolidada. Ele é graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp; mestre e doutor em Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais e Processos de Fabricação pela Unicamp, e participou como professor em programas de formação de especialista em análise de dados, inteligência de dados e excelência operacional em grandes empresas.

Saiba mais

Organizado pelo Ctrl LAB, laboratório de inovação da CGE-GO, o projeto Inova CGE inclui quatro encontros neste mês de setembro, dos quais o primeiro, “Linguagem Simples”, foi realizado na primeira semana do mês. 

Criado com o objetivo de ser a porta de entrada para a inovação na Controladoria-Geral do Estado, o Inova CGE visa inserir na rotina dos servidores públicos práticas colaborativas, empáticas e criativas, buscando ativar o pensamento crítico sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do poder público estadual. Busca também solucionar problemas, buscar o caminho da eficácia e da construção de novas formas de pensar e trabalhar, sempre com foco na melhoria das entregas à sociedade.

 

A partir desta edição (2021), o Inova CGE tem sua organização a cargo do laboratório de inovação da CGE, o Ctrl LAB. Embora não conste ainda, formalmente, na estrutura da CGE, o Ctrl LAB existe desde janeiro deste ano e congrega servidores vinculados ao órgão, que gostam de trabalhar temas e atividades relacionadas à inovação no setor público, em especial, no Poder Executivo.

Além do encontro sobre o tema “Alfabetização em Dados” nesta quinta (16/9), haverá ainda mais dois, nos dias 23 e 30 de setembro, sempre às quintas-feiras, a partir das 9h, nos quais serão desenvolvidos, respectivamente, os temas Home Office no serviço público e Diversidade das equipes gera maior efetividade nas políticas públicas.

 
Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás