O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) é reconhecido nacionalmente pelos atendimentos e tratamentos de hemangiomas e linfohemangiomas por meio do Serviço de Más Formações Vasculares da Criança (Sismav), coordenado pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil. Mais de cinco mil pacientes já passaram pelo atendimento do Sismav, atualmente sediado no Hecad.

O hemangioma é um tumor benigno formado pelo acúmulo anormal de vasos sanguíneos, que pode surgir em diversos locais do corpo, levando ao aparecimento de uma área inchada e com uma mancha avermelhada ou arroxeada. A patologia acomete crianças prematuras e cinco vezes mais as pessoas do sexo feminino.

Diretora-geral do Hecad, a médica Mônica Ribeiro Costa reconhece o trabalho realizado pela equipe do Sismav. “É muito bom sabermos que estamos impactando positivamente a vida de tantas pessoas. O Dr. Zacharias Calil é referência mundial nesse tipo de atendimento e compõe o corpo clínico do nosso hospital, que é extremamente preparado. Além disso, nosso objetivo também é sensibilizar a sociedade para este tipo de patologia, combatendo o preconceito e devolvendo a autoestima de crianças e jovens”, pontua ela.

De acordo com Calil, a equipe é especializada nos procedimentos dos hemangiomas e linfohemangiomas. “Desenvolvemos a patente de um medicamento para os linfohemangiomas e temos tratado os pacientes com quase 100% de cura sem intervenção cirúrgica. É uma assistência de ponta para estes casos, disponível de forma gratuita e acessível para a população.

Laserterapia

Somente nos últimos quatros meses, mais de 50 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram beneficiados pelo tratamento de Laserterapia oferecido no Hecad. A terapia é considerada de alto custo devido à precisão do equipamento Etherea. Cada sessão dura em média uma hora.

Na rede particular, uma única sessão de laser chega a custar R$ 8,5 mil. “Recebemos pedidos de atendimentos de todo país. O Hecad é o único hospital no Brasil que tem esse equipamento para o tratamento das doenças vasculares em crianças”, destaca Zacharias.

Ana Paula Lima Andrade, 28 anos, moradora da cidade de Mossâmedes, mãe da paciente Heloísa Vitória Lima Silva de 3 anos, falou da relevância do tratamento. “Sou muito grata ao Hecad e ao doutor Zacharias Calil. Jamais teria condições financeiras de pagar pelas sessões de laser. Desde os oito meses, a minha filha é acompanhada para o tratamento do hemangioma que ela tem na região da boca. A lesão já diminuiu bastante e isso impactou em uma melhor qualidade de vida para todos nós, pois a região da face é a identidade do ser humano”, agradeceu Ana Paula.

Somente nos últimos quatros meses, mais de 50 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram beneficiados pelo tratamento de Laserterapia oferecido no Hecad (Foto: Léo Iran)

Hecad

Inaugurado em fevereiro deste ano pelo governador Ronaldo Caiado, o Hecad é um centro especializado em pediatria com 124 leitos e referência para vários tratamentos especializados. Localizado no Parque Acalanto em Goiânia, o Pronto-Socorro funciona ininterruptamente durante 24 horas em todos os dias da semana. O Hecad conta ainda com 12 consultórios de especialidades como cardiologia, pneumologia, alergia/imunologia, neurologia, endocrinologia, cirurgia pediátrica, gastroenterologia e outros.

Fonte: Secretária de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás