A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participou nesta quinta-feira (19/5) da celebração de Casamento Comunitário de mais de mil casais. O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), dentro do projeto Show Cultural, e contou com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes. Realizada no Ginásio Goiânia Arena, a ação contou ainda com a apresentação musical da dupla Maiara e Maraisa e com arrecadação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.   

Em pronunciamento, Gracinha, que representou o governador Ronaldo Caiado durante o evento, ressaltou a importância da família na sociedade. “A coisa mais importante que temos na vida é a nossa família. Essa é a instituição mais forte, mais poderosa e mais sagrada que existe e e é por isso que o Governo de Goiás está apoiando esse evento”, destacou a primeira-dama.  “Este é um momento muito importante e único na vida de vocês. Os desafios serão muitos, mas saibam que vocês podem contar com a gestão estadual para enfrentar todos eles”, completou, em recado aos mais de mil casais que lotaram o Goiânia Arena.

Ao destacar a importância da iniciativa tomada pelo Judiciário goiano, Gracinha também ressaltou a necessidade das parcerias para a promoção da atenção social aos mais carentes. “Parceria que fez tudo isso se transformar em realidade”, destaca. Aos recém-casados, a primeira-dama ainda falou de seu convívio de 34 anos com o governador Ronaldo Caiado, e também das oportunidades que já teve em ser madrinha de casamento. “Mas esta é a primeira vez em que posso testemunhar e ser madrinha de mil casais”, brincou.

Oficializar

Um dos casais beneficiados com a ação do TJ-GO, Ivanildo e Gisoane falaram sobre a importância da cerimônia na vida da suas famílias. “A oportunidade chegou para a gente oficializar nossa união perante a sociedade. É muito importante para os nossos filhos verem esse momento. Estamos muito felizes”, disse o noivo. O casal já mora junto e tem dois filhos, Maria Cecília e Vinícius. “Sentia que faltava algo para nós. Por isso, quisemos oficializar. Fiquei radiante com a oportunidade, parecia que estava vivendo um sonho”, disse a noiva.

Presidente do TJ-GO, o desembargador Carlos França também ressaltou, durante o evento, a importância da ação. “São mil casais que vão regularizar a vida conjugal e ter a documentação. Esse é o cumprimento de mais um dos papéis do Poder Judiciário, de levar segurança às famílias. O Judiciário pode ajudar também na união das pessoas, e não somente em divórcios. Esse momento é sinônimo da atuação firme desse Poder no Estado”, disse ele, ao agradecer o apoio do Governo de Goiás, do empresariado e da Prefeitura de Goiânia.

“Não temos orçamento para isso, não sabíamos de onde sairia o dinheiro, mas contamos com o apoio decisivo da primeira-dama e do governador Ronaldo Caiado para a realização desse sonho para os casais, que foi viabilizado parte através da Lei Goyazes e outra, através da Prefeitura de Goiânia, juntamente com empresas. Mil casais de noivos já estão com as certidões em mãos”, comemorou o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges.

O matrimônio foi realizado sem custos para noivas e noivos residentes e domiciliados na Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Todos os casais contemplados não possuem condições financeiras para arcar com as custas de um casamento formal e, agora, puderam realizar o sonho de oficializar a união.

“Em nome do legislativo estadual, trago os cumprimentos, o abraço, o desejo de felicidade aos casais”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira. “Foi graças a essa junção de forças que hoje estamos aqui nesta festa maravilhosa, realizada por esse projeto do TJ-GO, ao qual colocamos a Prefeitura de Goiânia à disposição”, completou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Arrecadação de alimentos

Os recursos financeiros destinados à organização e execução do casamento comunitário foram obtidos por meio de patrocínios. Além disso, a ação social arrecadou 1kg de alimento não perecível por convidado. Os benefícios serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Goiânia, o Governo de Goiás e a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) também auxiliaram na execução do evento. “É mais uma forma de a OVG, o GPS e todo o governo defenderem as famílias goianas. Isso tem sido e continua sendo nossa principal missão nesta administração”, ressaltou Gracinha Caiado.

Por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a Enel Distribuição Goiás foi uma das patrocinadoras do evento. A companhia energética realizou gincanas e sorteou 250 geladeiras para os casais. Participaram também da programação a primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz; o defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, juíza Patrícia Carrijo; dentre outras autoridades.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Fonte: Portal Goiás