O Governo de Goiás recebeu, neste sábado (31/07), dois carregamentos com um total de 233.130 doses de vacinas contra a Covid-19. A primeira remessa chegou às 9h, com 127.530 imunizantes Comirnaty, fabricados pelo laboratório Pfizer. Depois, às 14h35, outras 105.600 unidades da CoronaVac, do Instituto Butantan, também aterrissaram no Aeroporto Internacional de Goiânia.

Todas as vacinas do laboratório Pfizer serão destinadas para a primeira dose. Já os imunizantes do Butantan serão divididos em primeira e segunda aplicações. Na sequência, as doses passam por processo de conferência na Central Estadual de Rede de Frio, na capital, e são encaminhadas para os municípios goianos. “A variante delta preocupa, por isso temos que avançar na vacinação e, principalmente, retornar para a segunda dose”, reforça o governador Ronaldo Caiado.

Com as remessas de hoje, Goiás alcança a marca de 464.790 doses de vacinas recebidas somente nesta semana. Na última quarta-feira (28/07), chegaram a Goiás dois carregamentos com 231.660 unidades dos imunizantes. 

“Será possível avançar na vacinação, ampliando o número de pessoas contempladas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, sobre a chegada das remessas desta semana. Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, o Estado já distribuiu 4.945.694 doses aos municípios goianos. 

Conforme Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás, as doses recebidas poderão ser utilizadas, na sua totalidade, para vacinação por faixa etária, em ordem decrescente de idade. Os grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde, educação ou portadores de comorbidades, que ainda não se vacinaram, por algum motivo, terão prioridade independentemente da idade que estiver sendo atendida naquele município no momento.

Doses aplicadas

Do total de imunizantes recebidos até o momento, até às 15h de sexta-feira (30/07), Goiás aplicou 3.018.469 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 1.166.458 pessoas.

Fotos: Lucas Diener e Hegon Corrêa

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás