O ultramaratonista Márcio Villar, nomeado como embaixador do percurso a pé do Caminho de Cora pelo Governo do Estado, conheceu os principais pontos turísticos do trajeto, no último fim de semana. A expedição, conduzida pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e Goiás Turismo, entre os dias 09 e 11 de julho, percorreu trechos dos municípios de Corumbá, Pirenópolis, Jaraguá e Cidade de Goiás. Em agosto, o atleta retorna para cumprir como caminhante todos os 300 quilômetros de extensão.

“Após fazer esse reconhecimento do percurso de Cora Coralina e me emocionar com a hospitalidade do povo goiano, e me encantar com as belezas do caminho, sinto a grande responsabilidade e honra em levar o nome de Cora Coralina para todo o mundo. São 20 anos de carreira e nunca tive tanta retribuição como nestes últimos dias aqui”, refletiu Márcio Villar.

Trajeto

O recordista mundial, que conseguiu percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, com a marca de 820 quilômetros, em 6 dias, 11 horas e 2 minutos, começará o Caminho de Cora por Corumbá no dia 14 de agosto para finalizá-lo no dia 20 do mesmo mês, na Cidade de Goiás, dia do aniversário da poetisa, que dá nome ao trajeto.

Na expedição do último fim de semana, Márcio Villar conheceu o portal de entrada do percurso. Segundo o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o objetivo da visita guiada é apresentar ao atleta o potencial histórico, cultural e esportivo do trajeto, bem como promover a troca de experiências visando a adaptação do percurso aos padrões internacionais de longa distância.

Pontos de apoio

Conforme explicou o secretário-chefe da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, o objetivo ao promover a visita guiada ao atleta, foi o de inseri-lo no potencial histórico, cultural e esportivo do trajeto, bem como promover a troca de experiências da equipe de governo com o atleta tendo em vista a adaptação do trajeto aos padrões internacionais de percurso de longa distância.

O titular da pasta enalteceu a trajetória do atleta ao declarar que ele vai contribuir para levar o nome do caminho de Cora para o restante do mundo. “Estamos hoje contribuindo para fomentar o turismo goiano e dar mais visibilidade a um percurso carregado de belezas naturais, expressividade histórica e muita poesia”, declarou.

Em Pirenópolis, o ultramaratonista percorreu o acesso ao Pico da Serra dos Pirineus, localizado dentro do Parque Estadual dos Pirineus, onde pôde contemplar o pôr-do-sol. Do município, a expedição fez uma parada na propriedade aos pés da Serra do Caxambu, do casal Joaquim Pontieri, conhecido por Quinzinho, e de dona Cleusa. A propriedade, rica em belezas naturais, é um dos pontos de apoio dos caminhantes e peregrinos que fazem o percurso. Do povoado de Caxambu, a expedição atingiu a metade do caminho de Cora localizado na cidade histórica de São Francisco de Goiás.

No trajeto, o atleta conheceu também o Parque Estadual da Serra de Jaraguá, onde está localizada uma rampa de voo livre que permite uma visão 360 graus da região contornada pelas Serra Dourada de um lado, e a Serra dos Pirineus do outro. A caminhada guiada terminou na Cidade de Goiás, terra natal da poetisa.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício do Amaral, enalteceu a trajetória do atleta ao declarar que ele vai contribuir para levar o nome do Caminho de Cora para o restante do mundo. “É uma promoção importante de um atleta conhecido internacionalmente ligado ao segmento de caminhada e corrida, o que tem tudo a ver com o Caminho de Cora Coralina. O Márcio é ligado a causas sociais e valoriza a comunidade local, isso vai ao encontro do que a Goiás Turismo quer para o povo goiano”, projetou.

Antes do início da expedição, Márcio Villar foi recepcionado pelo governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, no último dia 09, onde foi nomeado embaixador do percurso a pé do Caminho de Cora. O atleta que tem histórico de superação e luta contra a obesidade, doença autoimune e corrosão das cartilagens do quadril e coluna, impressionou o chefe do Executivo Estadual. “Como cirurgião ortopedista que sou, posso dizer que nunca vi uma pessoa com prótese no quadril suportar vencer tantos quilômetros de corrida”, afirmou Caiado.

Ao refletir sobre a trajetória do atleta, o governador fez uma analogia com o trabalho que vem desenvolvendo à frente do Estado. “Estamos diante de um atleta que supera seus limites pessoais para ajudar ao próximo. Tenho essa mesma inquietação de combater as desigualdades”, refletiu o chefe do executivo estadual.

Caminho de Cora Coralina

Identificado em pleno centro do Brasil, os 300 quilômetros que abrangem o Caminho de Cora passam por oito cidades históricas, oito povoados e três unidades de conservação. Idealizado em 2013, o percurso refaz a trajetória de bandeirantes na época de exploração do centro do país. Com roteiro consolidado, o percurso atende a caminhantes e ciclistas com pousos e alimentação ao longo de todo o trajeto.

Entre os municípios que fazem parte do Caminho de Cora estão: Corumbá de Goiás; Cocalzinho de Goiás; Pirenópolis; São Francisco de Goiás; Jaraguá; Itaguari; Itaberaí e Cidade de Goiás.

Ultramaratonista Márcio Villar

Márcio Villar foi eleito, em 2010, pela Revista Go Outside como o melhor ultramaratonista do Brasil e escolhido um dos 10 melhores esportistas do ano. A lista de desafios concluídos pelo atleta é extensa. Entre os extremos encarados, estão a participação no Arrowhead Ultramarathon, em Minnesota do Norte nos EUA, em um circuito de 217 km. E o recorde da Double da Badwater, onde correu 434 Km, em 79 horas, no deserto do Vale da Morte na Califórnia, também nos Estados Unidos.

Em Janeiro de 2014, tornou-se o único atleta do mundo a “triplicar” a prova Brazil 135, completando 651 Km nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Em 2015, foi recordista mundial por percorrer 827,16 Km, em 7 dias, gravando seu nome no Livro dos Recordes, o Guinness World Records. As credenciais de Márcio para ser o embaixador do Caminho de Cora estão na experiência do atleta. Também foi recordista no Caminho de Santiago de Compostela, em 2017.

Fonte: Secretaria-Geral da Governadoria e Goiás Turismo-GO

Fonte: Portal Goiás