As ações de reforço da Balada Responsável resultaram em 170 autuações por embriaguez em Goiânia no último final de semana. Ao todo, 2.884 pessoas foram abordadas pelas equipes de fiscalização e educação do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

As principais infrações detectadas foram dirigir sob a influência de álcool ou outro psicoativo e recusa a realizar o teste do bafômetro (170) e condutores sem habilitação ou permissão de dirigir (19). Dos abordados, 137 condutores foram liberados após sanar as irregularidades. No total, 804 pessoas foram abordadas apenas durante as fiscalizações da Balada Responsável.

Já as ações educativas do Maio Amarelo abordaram 2.080 pessoas com o intuito de coibir a combinação de álcool e direção. Durante as ações, educadores de trânsito distribuíram material educativo e alertaram os condutores para os perigos do desrespeito às leis de trânsito.

Neste ano, 6.226 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool. O número já corresponde a mais da metade dos registros feitos em 2021, quando ocorreram 12.183 flagrantes. O programa Balada Responsável tem o objetivo de sensibilizar os condutores para a adoção de comportamentos seguros no trânsito e de coibir a circulação de condutores embriagados, contribuindo para a segurança no trânsito.

Fonte: Detran – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás