O Departamento Estadual de Transito de Goiás (Detran-GO) retomou nesta terça-feira (18/05), em Goiânia, as blitzes do programa Balada Responsável. A ação foi desenvolvida pelas Gerências de Educação de Trânsito e de Fiscalização do Detran-GO e pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Goiás, e aconteceram em dois locais diferentes da capital. A fiscalização estava suspensa devido a pandemia de Covid-19.

Neste primeiro dia foram abordadas cerca de 400 pessoas. Sete foram autuadas por combinar álcool e direção, oito foram flagradas com veículo não licenciado, e outras cinco autuadas por dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação.

Como parte da programação do Maio Amarelo, a partir de agora, as ações serão realizadas diariamente, visando coibir a combinação de álcool e direção e reduzir os acidentes de trânsito. O programa Balada Responsável retornou com adaptações para evitar a disseminação do coronavírus. As mesas dos servidores passaram a ter um distanciamento maior e os motoristas não descerão do veículo para ter os documentos checados. Os policiais militares utilizarão o próprio smartphone e não manusearão os documentos físicos dos condutores.

Com a mudança operacional, apenas quando os policiais militares detectam alguma irregularidade ou o condutor apresenta sinais de embriaguez, ele é convidado a descer do veículo para fazer o teste do bafômetro. O etilômetro, utilizado pelo Detran-GO, possui bocal descartável com a tecnologia “one way”, o que elimina o risco de contaminação. Esse modelo não deixa o ar retornar ao bocal, evitando que o condutor aspire qualquer partícula presente no aparelho, que será higienizado a cada teste.

Punições

O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool, ou que se negar a fazer o teste do bafômetro, será autuado administrativamente e terá que pagar multa no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência) e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado outro motorista habilitado.

Quando o etilômetro acusa valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar, ou se o exame de sangue apresenta resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue, o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante.

Foto: Leandro Vieira

Comunicação Setorial do Detran-GO

Fonte: Portal Goiás