A Agência Brasil Central, órgão responsável pela comunicação institucional e oficial do Governo de Goiás, passa por amplo processo de modernização, com investimentos em equipamentos, softwares e atualização dos profissionais. O objetivo é dinamizar e integrar todos os processos de produção, edição e transmissão de informações, oferecendo à população goiana conteúdos relevantes para o seu dia a dia, com presteza e credibilidade.

Uma das principais medidas com foco nesta meta é o uso do VMIX, software que reúne diversas funcionalidades e possibilidades na produção de entrevistas, edição do material e transmissão, tanto nas emissoras de rádio, na televisão e internet, possibilitando também a integração das diversas plataformas, sem perder a particularidade da linguagem de cada um desses meios.

O presidente da Agência, Reginaldo Júnior, explica que nos últimos meses a Brasil Central tem passado pela maior transformação da sua histórica no que tange à programação e criação de novos conteúdos, principalmente em consequência da pandemia, que obrigou as pessoas a olharem o mundo com outros olhos. “Integrar as rádios e TV é o desafio mais ousado para nós e por isso contamos com a tecnologia correta para esta união”, enfatizou.

Reginaldo Júnior destacou também que o uso do VMIX reduz custos com transporte, além contribuir para preservar a saúde de todos. “Com essa tecnologia conseguimos produzir entrevistas de dentro da Brasil Central a partir de qualquer local de mundo com qualidade profissional e sem cometer os erros do passado, de se gastar muito com equipamentos e sistemas que não têm velocidade e utilidade”, observou ele.

O dirigente da ABC reforçou ainda que a Brasil Central passa a dispor de equipamentos já usados pelas grandes redes de comunicação em todo o mundo, com velocidade e segurança. “Integrar todas as equipes é simplesmente derrubar um muro discriminatório que sempre existiu e que o governo de Ronaldo Caiado vai deixar para a história”, reforçou Reginaldo Júnior.

Providências

A consolidação do uso do VMIX caminha de forma rápida no âmbito da ABC, que já inaugurou duas estações de entrevistas remotas, sendo que muitos programas da TV Brasil Central, como o JBC e o Boa Noite Goiás já são realizados por meio do software. A partir de agora, a tecnologia começa a ser implementada também na Rádio Brasil Central AM, para gravação e transmissão de entrevistas em tempo real, além de possibilitar também a gravação de imagens e áudio, usando o conteúdo tanto no rádio quanto na TV. O programa O Mundo em Sua Casa deve ser o primeiro a ter esse formato.

De acordo com a gerente de Integração da ABC, Francielly Oliveira, a integração é muito importante, porque a realidade dos veículos de comunicação atualmente é abranger as mais diversas plataformas possíveis, sem perder a essência da particularidade da linguagem de cada um desses meios. “Nossa missão é trabalhar cada vez mais em conjunto (rádio, televisão e mídia digital), de modo que nossos ouvintes/telespectadores/internautas tenham acesso à informação gerada pela Agência de forma completa, unindo esforços para ampliar cada vez mais esses espaços, com foco em agilidade e credibilidade”, enfatizou a gerente.

A tecnologia

O VMIX é uma solução de software de produção de vídeo ao vivo que dispõe de muitos recursos, incluindo mixagem ao vivo, comutação e transmissão de fontes de vídeos em alta definição (HD) e em definição padrão (SD). O operador de VMIX na ABC, Rodrigo Mateus de Araújo, explica que o sistema inclui câmeras, arquivos de vídeo, DVDs, imagens e outros recursos. “A maior facilidade é a possibilidade de acoplar várias câmeras e microfones, incluindo a instalação de câmeras nos microfones das rádios”, afirma ele, acrescentando que um conteúdo pode ser produzido com participação de várias pessoas no estúdio e fora dele ao mesmo tempo.

O VMIX também permite fazer a captura de um outro computador que esteja na mesma rede, programando sua configuração por meio de streaming, ferramenta que possibilita transmitir e acessar conteúdos ao vivo pela internet em qualquer dispositivo com conexão e em tempo real sem a necessidade de download. Estes conteúdos podem ser imagens, áudios, vídeos, livros e outros. Mais ainda: o VMIX permite que os usuários ‘construam’ seus próprios computadores personalizados por um custo infinitamente menor que os equipamentos tradicionais de produção ao vivo.

ABC Digital

Fonte: Portal Goiás