O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (6/12), a temporada 2021 do Natal do Bem. O evento, que neste ano tem estrutura montada no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, vai até o dia 2 de janeiro com extensa programação cultural oferecida em um ambiente inteiramente decorado e iluminado. “Tenho convicção absoluta que 2022 será o ano da superação, no qual vamos dar a volta por cima de todas as dificuldades que enfrentamos”, declarou Caiado.

No discurso de abertura, o governador lembrou as inseguranças sentidas pela humanidade no último 25 de dezembro, quando a pandemia impediu as festividades e ceifou milhares de vidas. Apesar das perdas irreparáveis, fez uma projeção animadora para o ano que vem, baseada na ciência. “É o presente de Natal que peço: que todos estejam vacinados contra a Covid-19 em Goiás, porque aí poderemos desfrutar de um 2022 com muito mais energia, garra, vontade e certeza de que não sofreremos nenhuma recaída”, continuou.

Caiado planeja ver 100% da população totalmente imunizada. A colaboração da população, afirmou, é a chave para vencer a pandemia e as cepas da doença, inclusive a mais recente, batizada de ômicron. “Graças a Deus os testes estão mostrando que ela não se sobrepõe à vacinação”, indicou. “Que venha 2022. Agora, sem a pandemia.”

O evento teve a tradicional Cantata de Natal, apresentada pelo Coro Infantil do Instituto Gustav Ritter, e o espetáculo “Natal de Encantos”. Além disso, a fachada do Palácio da Música ganhou uma projeção mapeada com vários elementos natalinos, até mesmo a passagem do Papai Noel em seu trenó. “É um espaço enorme para todos participarem desse momento maravilhoso e sentirem a magia do Natal. E, também, para as crianças brincarem e verem a importância que é o momento do nascimento de Cristo”, disse Caiado.

O espaço funcionará diariamente, das 18h às 23h. Entre as atrações está a Parada Natalina, com desfiles temáticos e participação de personagens fantasiados que irão interagir com os visitantes de forma lúdica e divertida. Ainda, a Vila de Natal: um cenário com diversas “casinhas” em tamanho real que darão ao público a sensação de estar em um lugar encantado. A Enel Distribuição Goiás e a Saneago são parceiras do evento e oferecerão entretenimento: a primeira exibirá o filme “A Fantástica Fábrica de Luz”, enquanto a segunda oferecerá jogos digitais e kits de desenho e lápis de cor às crianças.

O Natal do Bem também apresentará cenas teatrais e músicas clássicas, interpretadas por bailarinos, cantores, acrobatas e artistas circenses. A estrutura conta com brinquedos, como tobogã inflável e cama elástica, e uma Praça de Alimentação. Diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado disse que cada detalhe da festividade preparada para as famílias goianas foi planejado pela coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado. “Pensou em cada detalhe. Cada lugar tem um dedinho dela, a animação e o desejo de que ficasse tão lindo para que todos pudessem aproveitar de um espaço aconchegante e alegre”, relatou.

A diretora-geral da OVG lembrou, ainda, que o Natal do Bem possui um braço itinerante que percorrerá os 246 municípios goianos até 23 de dezembro. “Vamos distribuir 500 mil brinquedos que garantirão um Natal com mais dignidade para crianças em situação de vulnerabilidade social”, salientou. Os primeiros presentes foram entregues pelo governador no último domingo (5/12), em Goiânia. “Nossa OVG é amor, doação e solidariedade”, destacou Adryanna.

A inauguração do espaço teve as bênçãos do Bispo Oídes José do Carmo, presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus. “Natal de Cristo representa a data magna da cristandade. Graças a Deus que Goiânia, Goiás e o Brasil honram e preservam essa data”, comentou sobre o real significado de 25 de dezembro. O padre Marco Aurélio, da Vila São Bento Cottolengo, completou que “Natal é Jesus Cristo, nascimento, recomeço para alinharmos o coração, a conduta, a forma de ver o mundo e celebrar a vida familiar e em sociedade”.

A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob) criou linhas exclusivas de ônibus para o evento. O percurso sai dos terminais Praça da Bíblia e Isidória, o que facilita o acesso de famílias de todas as regiões. Quem for de carro poderá estacionar em uma das 400 vagas existentes no espaço. O Natal do Bem é gratuito, aberto ao público e segue protocolos sanitários em razão da pandemia. O evento tem patrocínio da Enel, Saneago, Banco do Brasil/Governo Federal, Laticínios Piracanjuba, Caramuru Alimentos, Super Frango, Boua, Bonfrigo e LaTerre.

Participaram da abertura os secretários de Estado Ismael Alexandrino (Saúde), Tony Carlo (Comunicação), Joel Sant’anna (Indústria, Comércio e Serviços), César Moura (Retomada), Adriano da Rocha Lima (Geral da Governadoria) e coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); os presidentes Fabrício Amaral (Goiás Turismo), Ricardo Soavinski (Saneago) e Pedro Sales (Goinfra); o chefe de gabinete particular do governador, Alex Godinho; o presidente da Enel Distribuição Goiás, José Nunes; o representante da Caramuru Alimentos em Goiás, Hélvio Borges; o deputado federal Adriano do Baldy; os deputados estaduais Francisco de Oliveira, Humberto Aidar e Chico KGL; além de vereadores e famílias goianas.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Fonte: Portal Goiás