Goiás abriga um projeto com o objetivo de destacar a efetividade dos produtos de Cannabis Medicinal no estado e em todo o Brasil. A formalização da ação, que ocorreu na sede da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), é desenvolvida pela instituição em parceria  a Golden BRZ CBD, representante da Isospec, uma multinacional de renome internacional na produção de produtos à base de cannabis; com o  Projeto Mãe de Cannabis e conta com o apoio da  Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN).

O objetivo da proposta é melhorar significativamente a vida de um grupo inicial de 30 a 50 pacientes, com foco especial em crianças afetadas por microcefalia relacionada ao surto de zika vírus de 2016, bem como indivíduos diagnosticados com autismo, Alzheimer e Parkinson.

“Compreendemos que nossa função vai além do comércio. Temos uma responsabilidade social e é essencial que contribuamos para o bem-estar da comunidade”, declara Adair de Souza Camargo Junior, CFO da Golden BRZ CBD/Isospec. Esta iniciativa está alinhada com metas ambiciosas de não apenas fornecer tratamento, mas também documentar meticulosamente o progresso dos pacientes em relação ao tratamento com Cannabis medicinal.

O Projeto Conhecer é a iniciativa colaborativa desenvolvida com o propósito de validar a eficácia do tratamento com produtos de Cannabis Medicinal, educando e trazendo transparência ao debate. O projeto busca ampliar seu alcance, convidando outros participantes, sejam eles do setor privado, público ou de entidades sem fins lucrativos, para unir esforços em benefício da comunidade.

“Nosso objetivo vai além de simplesmente fornecer o tratamento. Queremos mudar a narrativa em torno do uso da Cannabis Medicinal. Acreditamos firmemente que esse tipo de tratamento não deve ser visto como um último recurso, mas sim como uma das primeiras opções a serem consideradas. Isso é especialmente crítico em casos onde os tratamentos convencionais não tiveram o sucesso esperado ou trouxeram efeitos colaterais indesejados”, ressaltou José Carlos, Presidente da Iquego, durante a reunião inaugural da parceria.

A parceria público-privada visa coletar dados e desmistificar o uso da Cannabis. José Carlos, Presidente do Iquego, enfatiza a importância da ação. O projeto é resultado de um processo iniciado em agosto de 2022, com um contrato oficialmente assinado em março do ano corrente. Seu escopo inclui a coleta de dados completos sobre a eficácia do tratamento, efeitos colaterais, qualidade de vida dos pacientes e outros indicadores relevantes para futuras pesquisas e políticas públicas. A Iquego tem um interesse particular em garantir que um número maior de pessoas necessitadas tenha acesso a produtos baseados em Cannabis medicinal, a preços acessíveis, por meio de um trabalho focado em pesquisa.

O medicamento, que será distribuído, será produzido pela Isospec, que é representada  pela Golden BRZ CBD no Brasil. O Governo do Estado de Goiás não terá nenhum custo com a ação.

O início da ação

A reunião que marcou o início dessa parceria ocorreu na sede da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), um local que destaca a relevância do setor industrial e químico na saúde pública. A agenda do encontro foi planejada para abordar os múltiplos aspectos do projeto e contou com a presença de diversas partes interessadas.

Representando o Projeto Mãe de Cannabis estavam membros responsáveis pela mediação com as famílias que serão beneficiadas, trazendo consigo relatos e dados que ajudam a entender as necessidades específicas desses pacientes. A Golden BRZ CBD/Isospec assumirá o fornecimento dos medicamentos. Estiveram presentes executivos e especialistas da área médica, reforçando o compromisso da empresa em garantir que os produtos sejam de alta qualidade e atendam aos rigorosos padrões regulatórios.

Além de fornecer tratamento médico especializado em Cannabis para um grupo de 30 a 50 pacientes, o projeto possui um escopo muito mais abrangente e estruturado. Não se trata apenas de uma intervenção terapêutica isolada, mas de uma iniciativa que envolve um acompanhamento rigoroso e uma avaliação meticulosa de cada caso individual. O projeto prevê a coleta de dados abrangentes sobre a eficácia do tratamento, efeitos colaterais, qualidade de vida dos pacientes e outros indicadores relevantes.

“Estamos no processo de elaboração de um cronograma detalhado que vai esclarecer todas as etapas envolvidas, desde a triagem dos pacientes até o fornecimento dos produtos e o acompanhamento pós-tratamento. Nossa meta é não apenas fornecer o tratamento, mas também documentar e analisar os resultados, para que possam ser usados em pesquisas e políticas públicas futuras”, enfatizou José Carlos, ao destacar que a Iquego terá o papel de analisar dados e gerenciar toda a parte de pesquisa.

O uso da Cannabis no Brasil

O uso de cannabis medicinal tem sido cada vez mais discutido no Brasil. Nos últimos 10 anos, as pesquisas e o uso legal de cannabis medicinal aumentaram significativamente no país. Em 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a regulamentação de produtos à base de maconha no Brasil. Com essa decisão, produtos feitos com cannabis para uso medicinal podem ser vendidos em farmácias, mediante prescrição médica, e ficam sujeitos à fiscalização da agência. Desde então, 18 medicamentos feitos a partir da planta foram aprovados e o acesso a eles foi facilitado. No entanto, ainda é necessário seguir alguns procedimentos para adquiri-los.