Em dezembro, mais um passo será dado em direção à implementação da primeira universidade pública distrital de Brasília. O seminário gratuito e on-line “UnDF Professor Jorge Amaury Maia Nunes: entre o projeto e a criação” integra agenda da implementação da UnDF e reunirá renomados especialistas em educação para debater sobre estrutura acadêmica e modelos de gestão.

O evento está marcado para os dias 6 e 7 de dezembro e a programação inclui a participação de especialistas e autoridades educacionais renomadas. Entre os convidados para o seminário está António Nóvoa, doutor em ciências da educação e professor titular da Universidade de Lisboa/Unesco. Considerado um dos grandes pensadores da área, o docente irá proferir a conferência de abertura, com o seguinte tema: “Os sentidos de uma educação superior pública”.

Direcionado a docentes, pesquisadores, gestores, entidades de classe e demais interessados, o seminário é gratuito e o link da transmissão e a programação completa estão disponíveis no site projetoundf.com.br.

“Creio eu que as trocas realizadas serão fundamentais para que a UnDF possa imprimir diferencial de competência desde seu nascimento, sendo peça importante da transformação socioeconômica do Distrito Federal”Professora doutora Simone Benck, reitora pro tempore da UnDF

“Nomes fortes da educação superior debaterão, a partir da realidade distrital, a universidade do nosso tempo. Creio eu que as trocas realizadas no evento serão fundamentais para que a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF possa imprimir diferencial de competência desde seu nascimento, sendo peça importante da transformação socioeconômica do Distrito Federal”, afirmou a professora doutora Simone Benck, reitora pro tempore da UnDF.

A UnDF é uma realidade

O seminário faz parte da segunda macroação do projeto “Uma Universidade Distrital”, elaborado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe, fruto de acordo de cooperação entre a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF.

A reitora pro tempore afirma que diversos esforços têm sido realizados para que se dê, de fato e de direito, a implementação da UnDF. Em cinco meses foram sancionadas pelo governador Ibaneis Rocha as leis de criação da UnDF (Lei n. 987/2021) e da Carreira Magistério Superior do DF (Lei n. 6.969/ 2021), legislações de fundamental importância para a instituição da universidade do DF no ano de 2021, além da promulgação do PELO, proposta de alteração à Lei Orgânica do DF, que garante recursos para estruturação, projetos, pesquisas e inovação da UnDF.

“A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Nunes é uma realidade. A partir da ampla institucionalização da política de educação superior pública distrital, diversos esforços têm sido realizados para que a consolidação desta universidade se dê de fato e de direito, e este seminário é uma das ações que fortalecem o compromisso da FAPDF, Cebraspe, Reitoria Pró-Tempore e toda a equipe da UnDF, com a qualidade e o valor social desta instituição desde sua primeira infância”, ressalta Simone Benck.

O evento abrangerá discussões sobre o sentido da educação superior pública, metodologias de ensino e pesquisa, bem como aspectos relacionados ao financiamento, à inovação e às arquiteturas acadêmicas institucionais possíveis para a instituição recém-criada.

Projeto UnDF

O plano de trabalho do projeto de pesquisa “Uma Universidade Distrital” é embasado em quatro macroações. São elas: estudos de viabilidade de uma universidade distrital; pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária com a realização de benchmarking nacional e internacional; pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária: proposta de modelagem para estruturação de uma universidade distrital; e pesquisa de metodologias e/ou tecnologias inovadoras de ensino superior.

Esse seminário está inserido dentro da segunda macroação do projeto, que prevê, entre outras entregas, a realização de seminários, encontros e fóruns de debates sobre gestão da educação superior com ênfase nas áreas relativas à inovação, às tecnologias e às engenharias. Em outubro, também como parte dessa etapa, foi promovido um colóquio on-line para discutir modelos de gestão universitária inovadora e conhecer a estrutura e os modelos de sucesso na implementação de políticas ou ações voltadas para o ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico em Instituições de Ensino Superior – IES.

Marco Antônio Costa Júnior, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal – FAPDF acredita que, a partir das entregas do projeto de pesquisa “Uma Universidade Distrital”, a nova instituição de ensino será baseada em métodos inovadores que vão além do ensino. “A FAPDF também vai fomentar a realização dos estudos para a elaboração do projeto arquitetônico de um dos prédios que comporão a estrutura da UnDF. A partir desses estudos, os outros parceiros do projeto, como Terracap, Biotic e Novacap, poderão trabalhar na construção do prédio que abrigará os cursos de tecnologia da universidade e que será erguido no Parque Tecnológico de Brasília”, destaca.

Para o Cebraspe, o projeto é uma iniciativa desafiadora e muito gratificante. “Neste momento, nossas atenções estão voltadas à realização desse evento importante que reforça o compromisso do Cebraspe, nesta e nas fases que se seguem, de atuar de maneira estratégica, auxiliando na realização de ações que permitirão à UnDF se consolidar enquanto espaço para um ensino superior pautado pelas melhores práticas metodológicas e tecnológicas”, acredita a Diretora Executiva do Centro, Cláudia Griboski.

Simone Benck também destaca os próximos passos da instituição, que inclui a realização de concurso para formação do corpo docente. “O compromisso desta gestão é trabalhar para que a UnDF abra, em 2022, novas vagas nos cursos de graduação e pós-graduação já existentes na Escola Superior de Gestão, na Escola Superior de Ciências da Saúde e na Escola de Educação e Magistério, além de novos cursos superiores em outras unidades a serem instituídas. Para isso, o nosso empenho é realizar, o mais brevemente possível, processo de escolha pública de professores e tutores”, conclui.

Debate aberto ao público

No dia 6 de dezembro, a abertura do evento terá a apresentação do Coral Madrigal de Brasília e está prevista a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Foram convidados para a abertura, Márcia Abrahão Moura, reitora da Universidade de Brasília; Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF; Ricardo Alves Sande, chefe de gabinete do presidente da Câmara Legislativa do DF, a deputada Arlete Sampaio, presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura – CLDF e Wagner Vilas Boas de Souza, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação.

Na sequência, o professor António Nóvoa, da Universidade de Lisboa/Unesco, falará sobre o tema “Os sentidos de uma educação superior pública”. No período da tarde, estão programadas duas mesas redondas sobre “Metodologias de ensino da educação superior” e “Pesquisa, financiamento e desenvolvimento regional”.

O segundo dia do evento terá início com uma sessão especial: Universidade Estadual do Maranhão – experiências de gestão inovadora. Haverá, em seguida, duas mesas redondas com abordagens sobre “Impactos sociais, culturais e de inclusão social da criação da UnDF para o Desenvolvimento Regional” e “Arquiteturas Acadêmicas da Educação Superior”. Encerrando as discussões do seminário, a professora Simone Benck conduzirá uma sessão especial sobre os desafios e as perspectivas da UnDF. A sessão de encerramento contará com a exposição da reitora pro tempore da UnDF e da Diretora Executiva do Cebraspe.

Para saber mais sobre o Projeto de Pesquisa “Uma Universidade Distrital, acesse o site: projetoundf.com.br

Serviço

Seminário UnDF Professor Jorge Amaury Maia Nunes: entre o projeto e a criação
Quando: 6 e 7 de dezembro de 2021
Horário: das 9h às 12h30 e das 14h às 18h
Programação completa: projetoundf.com.br/programacao/

*Com informações da Chefia de Implantação da UnDF

Fonte: Agência Brasília