Região administrativa localizada a 30 quilômetros do centro da capital, o Riacho Fundo II tem vocação turística nos mais variados segmentos: turismo religioso, rural, cultural, de esportes, de aventura e gastronômico. E para potencializar ainda mais as belezas naturais, os atrativos e consolidar os pontos turísticos, o Turismo em Ação desembarca na região nesta terça-feira (11).

Durante o Turismo em Ação será criado o Conselho Regional do Turismo Sustentável da Região Administrativa do Riacho Fundo II | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O programa itinerante da Secretaria de Turismo vai inaugurar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), criar o Conselho Regional do Turismo Sustentável, levar oportunidades ao empresariado local, além de impulsionar os atrativos locais para colocar a cidade na rota do turismo.

“A região tem diversos atrativos para seus moradores e visitantes. E a nossa gestão, com um novo olhar, vai ressignificar e estruturar cada vez mais essa cidade tão importante para o DF“Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

“A região tem diversos atrativos para seus moradores e visitantes. E a nossa gestão, com um novo olhar, vai ressignificar e estruturar cada vez mais essa cidade tão importante para o DF. Esse é o compromisso do Turismo em Ação que não só vai revelar os atrativos locais, mas levar todas as condições necessárias, especialmente ao empresariado local, para que se possa explorar a capacidade de geração de emprego e renda do setor do turismo dentro do Riacho Fundo II”, ressalta Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

A inauguração do Centro de Atendimento do Turista (CAT) dará início a uma série de agendas públicas e visitas técnicas. Localizado na administração regional da cidade, o novo espaço seguirá os padrões dos outros CATs já existentes na capital, com atendimento todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, das 9h às 18h.

Para a administradora do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, o CAT será a porta de entrada para os visitantes, responsável por levar todas as informações sobre os pontos turísticos da cidade, dos produtos, serviços e artesanato. Além disso, será um espaço onde o turista contará com dicas de roteiros e calendário de eventos anual. “A nossa região possui um potencial turístico grandioso nas mais variadas áreas. E o CAT será um espaço que vai agregar ainda mais valor, despertando o interesse do turista que quer conhecer e desbravar Riacho Fundo II, além de fomentar a economia local”, afirma Ana Maria Silva.

Fungetur

Durante o Turismo em Ação, a equipe da Setur vai esclarecer todas as dúvidas dos empresários e artesãos sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que estabeleceu uma linha de crédito histórica junto ao Banco de Brasília (BRB), instituição financeira responsável por operar o repasse de R$ 521 milhões feito pelo Ministério do Turismo. Eles também serão orientados quanto às condições para o crédito e, principalmente, sobre a importância de estarem inscritos no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no turismo, o Cadastur.

É essa inscrição, inclusive, que garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados como incentivos para participar de programas e projetos do Governo Federal e de programas de qualificação, promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, sem contar o apoio em eventos, feiras e ações.

Vale destacar que, graças ao Fungetur, empresários e artesãos têm acesso aos menores juros praticados no mercado financeiro. O recurso pode ser usado tanto para obras civis de implantação, modernização, ampliação e reforma, aquisição de bens, máquinas e equipamentos, sem contar que pode ser usado para fortalecer o capital de giro de negócios.

“O Fungetur foi uma grande conquista do nosso setor e vê-lo saindo do papel, ajudando os empreendedores e empresários que impulsionam o trade turístico na capital, é uma realização. Resultado de um trabalho feito de forma integrada por um governo que atua, diuturnamente, para consolidar Brasília como um destino turístico”, destaca a secretária Vanessa Mendonça.

Carteira Nacional do Artesão

Na ocasião também serão entregues 14 novas carteiras aos artesãos do Riacho Fundo cadastrados à Setur. O documento habilita o artesão em todo o Brasil e oferece ainda a possibilidade de participação em eventos locais, nacionais e internacionais. Entre 2019 e 2020, 1.466 novas carteiras foram emitidas e 725 renovadas.

Conselho do Turismo

Outra ação do programa itinerante será a criação do Conselho Regional do Turismo Sustentável da Região Administrativa do Riacho Fundo II, que será discutida em reunião com representantes da sociedade civil, empresários e representantes do governo. O conselho, quando instituído por decreto, terá papel de desenvolver ações de conscientização turística e ambiental, contribuir para a formação e capacitação de profissionais que atuam no setor turístico, bem como intervir para captação de investimentos.

“É importante que todos encarem a atividade turística como um vetor econômico pela vocação que as cidades do DF têm para atrair investimentos e gerar emprego e renda. São 52 atividades que o segmento abarca. O turismo tem o poder, como poucos segmentos da economia, de resolver o problema do desemprego de maneira criativa”, ressalta a secretária de Turismo.

Pontos turísticos

Pouca gente sabe, mas é no Riacho Fundo que fica a Mesa JK. A equipe da Secretaria de Turismo fará uma visita técnica para estruturar e qualificar esse lugar histórico onde o presidente Juscelino Kubitschek se reunia para almoçar com a equipe de governo na época de implantação de Brasília.
De lá a comitiva da Setur-DF segue para o Instituto de Saúde Mental da cidade, local onde era a antiga residência oficial de JK, e encerra o Turismo em Ação visitando a Capela São Paulo Apóstolo.

Serviço – Turismo em Ação
Início da agenda
Horário: 9h
Local: Administração Riacho Fundo II
Endereço: QN 7A, Conjunto 06, Lote 01/02 – Riacho Fundo II, Brasília – DF

*Com informações da Setur

Fonte: Agência Brasília