Com o avanço dos serviços, o foco das equipes de trabalho da obra do Túnel de Taguatinga se concentra cada vez mais na laje de cobertura. Esta semana teve início a concretagem de um módulo da estrutura que receberá o volume de 835 metros cúbicos de concreto.

“Além de facilitar a trafegabilidade dos caminhões pesados e causar menos impacto no trânsito, o período noturno é o ideal para a concretagem”Luciano Carvalho, secretário de Obras

Para se ter uma ideia da grandiosidade e complexidade do serviço, somente das 21h de quarta-feira (8) às 7h30 desta quinta (9), mais de 60 caminhões transportaram o equivalente ao volume de 300 metros cúbicos de concreto. A previsão é que o serviço noturno continue nos próximos dias e seja finalizado somente no dia 22 de dezembro.

“Além de facilitar a trafegabilidade dos caminhões pesados e causar menos impacto no trânsito, o período noturno é o ideal para a concretagem. Desta forma, assim como em outros momentos, a obra do túnel fica com dupla jornada, uma vez que os outros serviços continuam normalmente. Toda essa logística é planejada e segue o cronograma definido desde o início da obra”, explicou Luciano Carvalho, secretário de Obras.

Das 21h de quarta-feira (8) às 7h30 desta quinta (9), mais de 60 caminhões transportaram o equivalente ao volume de 300 metros cúbicos de concreto. A previsão é que o trabalho noturno siga até 22 de dezembro| Fotos: Ascom/SODF

Em novembro, o túnel atingiu a marca dos 60% dos serviços executados. A expectativa é que o ano de 2021 finalize com cerca de 70% da obra concluída. Uma evolução de 54,24% em relação aos 15,76% executados em 2020.

Atualmente, além da concretagem da laje de cobertura (25%), estão em andamento os serviços de drenagem (18%), terraplenagem (74%), pavimentação (5%). Em fase final, destaca-se a parede de diafragma do túnel, com a marca de 95% de conclusão.

A obra do Túnel de Taguatinga vai beneficiar 137 mil motoristas que circulam pela região e está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2022.

Com 38,7 km de extensão, o Corredor Eixo Oeste – do qual o Túnel de Taguatinga faz parte – terá o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), que leva ao terminal da Asa Sul.

*Com informações da Secretaria de Obras do DF

Fonte: Agência Brasília