Capacitar e qualificar profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos do Distrito Federal. Esse foi o intuito da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) ao lançar o edital N° 33/2021, que selecionou Organização da Sociedade Civil (OSC) para gerir o Programa Território Criativo. O resultado final do certame foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (10).

“O Território Criativo é um projeto estratégico dentro da cadeia da cultura porque qualifica os produtores e esse investimento em conhecimento reverbera-se na qualidade dos projetos, promovendo a descentralização da cultura. Cria assim polos de produção nas periferias mais competitivos nos certames públicos”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura do DF

A OSC responsável pela gestão do programa, entre dezembro de 2021 e outubro de 2022, será a Lente Cultural Coletivo Fotográfico.

“O Território Criativo é um projeto estratégico dentro da cadeia da cultura porque qualifica os produtores e esse investimento em conhecimento reverbera-se na qualidade dos projetos, promovendo a descentralização da cultura. Cria assim polos de produção nas periferias mais competitivos nos certames públicos”, avalia o secretário Bartolomeu Rodrigues.

A dotação de recursos é R$ 540 mil, destinados à capacitação, difusão de conhecimento prático em planejamento estratégico, gestão, inovação e empreendedorismo, com foco multidisciplinar e abordagem transversal aos diferentes setores da Economia Criativa. Serão ministrados cursos em modalidade híbrida (presencial e virtual) que ocorrerão nas regiões administrativas do Distrito Federal.

O Programa Território Criativo, instituído por meio da portaria nº 251/2017, consiste na atuação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF para oferecer uma agenda integrada à economia criativa do Distrito Federal. Por meio de seus eixos de ação, o programa desenvolve recursos e processos formativos voltados para a criação de competências técnicas e gerenciais, promovendo um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento estruturado do mercado criativo local.

O certame entra agora na fase de habilitação, em que a OSC selecionada será convocada para apresentar a documentação necessária em até cinco dias corridos.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Agência Brasília