O programa Sua Vida Vale Muito realizou cerca de 3 mil atendimentos de saúde e bem-estar em dois dias, sexta-feira (19) e sábado (20), em São Sebastião. A cidade foi a 12ª região administrativa a receber a ação promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), com o apoio da Administração Regional de São Sebastião, instituições parceiras e voluntários.

São Sebastião foi a 12ª região administrativa a receber a ação promovida pela Sejus, com o apoio da administração regional, instituições parceiras e voluntários | Fotos: Divulgação/Secretaria de Justiça e Cidadania

O evento ofereceu vacinação contra a covid-19 e a H1N1, exame de vista e teste de IST (Sífilis, HIV e hepatites B e C), além de atendimentos com médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.

“Contamos com um time de profissionais que decidiram abraçar nosso programa e levar, junto com a Sejus, atendimento e cuidado às pessoas em vulnerabilidade social em diversas cidades do DF. Graças a essa rede solidária, estamos mostrando à população que a sua vida vale muito”, comemora a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O evento ofereceu serviços como vacinação contra a covid-19 e atendimentos com médicos e dentistas

Para o pedreiro Marcos Ribeiro, iniciativas como essa fazem a diferença na vida de quem mora em regiões carentes. “Eu vim procurar atendimento médico e eu já estou saindo daqui com a receita. Também trouxe a minha filha para fazer uma consulta com o dentista. São Sebastião é uma região necessitada e precisa desses atendimentos”, afirma. Depois de passar pelo exame de vista, a dona de casa Ilda Rodrigues já quer outra edição para que mais pessoas participem. “Foi muito bom, maravilhoso mesmo. Podia ter mais né? Porque as pessoas precisam muito”, sugere.

O evento também proporcionou aos participantes massagem, acupuntura e ventosaterapia. Para muitos moradores, como o motorista Valdivino dos Santos, esta foi a oportunidade de ter o primeiro contato com práticas integrativas de saúde. “Eu fiz uma massagem na coluna, nos ombros, porque estava doendo muito. Essa noite eu não dormi direito. Eu tenho problema de coluna, mas nunca tinha feito massagem na vida”, relata.

Além do atendimento médico, quem compareceu ao evento teve acesso aos serviços do Na Hora e emissão gratuita da 1ª e 2ª via do RG, pela Polícia Civil. “Eu e meu pai, que tem 87 anos, viemos tirar a segunda via do RG. Foi excelente o atendimento, muito bom, rápido e perto de casa. Nem precisamos agendar. Foi só chegar e fazer”, conta a aposentada Rita de Cássia Suçuarana.

“Eu tirei a minha identidade em 1988 e já estava com 13 anos vencida. Então, aproveitei o programa para fazer de graça a segunda via do meu documento”, comemorou a dona de casa Maria das Dores.

Sobre o Sua Vida Vale Muito 

Criado em 2020, o programa Sua Vida Vale Muito já realizou atendimentos em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal, como Itapoã, Recanto das Emas, Ceilândia, Estrutural, Sobradinho II, São Sebastião, Samambaia, Santa Maria, Rodoviária do Plano Piloto, Fercal, Brazlândia e Água Quente, no Recanto das Emas.

O programa recebe apoio de outros órgãos públicos, sociedade civil e voluntários. Parceiros desta edição: Administração Regional de São Sebastião, Secretaria de Saúde, Polícia Civil, Sesc, BRB, Caesb, SLU, UDF Centro Universitário, Instituto Rita Trindade, SW Barbearia, ABO Taguatinga e Vista Hospital da Catarata, entre outros.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Sua Vida Vale Muito realiza três mil atendimentos em São Sebastião

Fonte: Agência Brasília