O programa Sejus Mais Perto do Cidadão alcançou a marca de 100 mil atendimentos realizados desde a sua criação em 2019, durante a passagem por Sobradinho II, nessa sexta-feira (3) e sábado (4), na estrutura montada em frente à administração regional. Somente nesses dois dias de programação, o número de serviços prestados ultrapassou os 4 mil. Esta foi a última edição neste ano da ação promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

O objetivo do programa, segundo a secretária Marcela Passamani, é contribuir para a melhoria de vida das pessoas. “Esse evento se tornou uma das maiores ações itinerantes do Governo do Distrito Federal. O nosso papel é atender da melhor maneira possível o cidadão, que precisa desse olhar atento do governo. Somos uma equipe unida e comprometida em transformar vidas”, completou.

Nas 17 edições desde 2019, o programa ofereceu emissão gratuita da 1ª e 2ª vias do RG; atendimentos do Na Hora; assistência jurídica, social e psicológica; corte de cabelo, entre outros serviços. A programação também incluiu atividades na área de saúde, como aferição de pressão, consulta médica e atendimento odontológico, além de diversão para crianças.

Na edição de dezembro, em Sobradinho II, a confeiteira Giselma Silva, 25 anos, por exemplo, aproveitou a oportunidade para se consultar com o dentista. “Eles me atenderam muito bem e fizeram a extração do meu dente. Achei ótimo ter um dentista perto de casa e de graça”, afirmou. Já o pedreiro Vanderlino da Silva, 36 anos, trouxe toda a família para o evento. “O evento foi muito bom: nota 10. Eu trouxe meu filho para tomar a vacina e eu cortei o cabelo”, comentou.

Atendimento odontológico é um dos serviços oferecidos pela Sejus durante o evento. Fotos: Divulgação/Sejus

O Sejus Mais Perto do Cidadão é realizado com o apoio de voluntários, que somente na 17ª edição do programa somaram 170 pessoas, como a estudante de enfermagem Miriam Ferreira, 36 anos. “Gostei muito de atender as pessoas porque servir a população faz parte da enfermagem e também me ajudou a ter experiência profissional”, relatou. Para a recepcionista e estudante de fisioterapia Fernanda Bonifácio, de 24 anos, foi sua primeira experiência com trabalho voluntário. “Foi uma coisa nova para mim. O trabalho voluntário não é só uma experiência individual, mas coletiva. A gente consegue aprender com os colegas”.

Levando serviços de cidadania e saúde, o evento já percorreu as seguintes cidades: Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas, São Sebastião, Riacho Fundo, Sol Nascente/Pôr do Sol, Itapoã, Ceilândia, Estrutural, Samambaia e Paranoá, além da Rodoviária do Plano Piloto.

Fonte: Agência Brasília