Horas após o Metrópoles revelar a vacinação de oficiais antes de policiais da linha de frente, o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Julian Rocha Pontes (foto em destaque), 47 anos, foi exonerado do cargo. A demissão foi publicada na tarde desta sexta-feira (2/4), em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF).

A saída do coronel Pontes já era esperada, em função da troca no comando da Secretaria de Segurança Pública do DF, mas acabou acelerada depois da revelação da vacinação dele e de outros comandantes – que gerou manifestações de repúdio na Câmara Legislativa (CLDF) e dentro da própria corporação. No início desta semana, Anderson Torres deixou a pasta para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Integrantes de alta patente da PMDF, incluindo o comandante-geral, receberam a vacina contra a Covid-19 – antes que, pelo menos, 8 mil praças da corporação pudessem ser imunizados. Esses oficiais aproveitaram uma mudança recente nas regras de utilização das doses remanescentes de vacinas, chamadas de “xepa”, para ter prioridade na campanha de imunização.