O Batalhão de Aviação Operacional (Bavop), realizou, na manhã desta sexta-feira (12), Solenidade de Formatura do V e VIII Curso de Formação de Piloto Privado de Helicóptero – PPH/2021. Participaram do curso o Capitão José Antônio de Ávila Neto, a Capitã Clarissa Gomes Fernandes e Tenente Raimundo Antônio Louzeiro Ferreira.

Clarissa Gomes, é a primeira mulher formada no curso de Piloto Privado de Helicóptero da Polícia Militar do DF. Antes, em 2010, a Tenente-Coronel Cleide Castellar, já havia sido comandante de aeronave na PMDF, porém, não havia curso na corporação. A policial realizou então, o curso de Piloto Privado de Helicóptero no ano de 2004, em São Paulo. A Tenente-Coronel relatou que esse é um serviço de extrema relevância para a Polícia Militar, mas é um serviço arriscado e requer bastante dedicação. “Uma mulher desempenhando esse papel é algo nobre para a corporação e a Polícia Militar ganha muito com a contribuição feminina”, disse.
A Capitã Clarissa Gomes entrou na Polícia Militar do DF em 2012 e disse que entrar no Batalhão de Operações Aéreas sempre foi um grande sonho. “Eu achava que era impossível uma mulher, mãe de dois filhos entrar em um batalhão operacional como esse. Tinha a impressão de que a atividade realizada no Bavop era unicamente masculina, mas recebi muito apoio de todos e percebi que posso somar com a atividade. Me vejo pronta para contribuir com a Polícia Militar nessa função tão nobre que me foi concedida hoje”, disse a policial.


O curso iniciou no dia 30 de setembro e teve a duração de 43 dias, tendo como coordenador do curso o Major Geraldo Pereira da Silva Filho. Em discurso, o comando do Batalhão de Aviação Operacional, Tenente-coronel, Emílio Castellar, disse que o objetivo do curso foi capacitar os militares para desempenhar atividade aérea, consolidando a doutrina da aviação operacional desde os primeiros passos até as condições plenas de voo.


Ao final da solenidade todos os formandos foram homenageados e o evento contou com a presença do Deputado Distrital, João Hermeto, o Comandante Geral da PMDF, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, o Subcomandante Geral da PMDF, Coronel Hércules Freitas, o Chefe do Departamento de Operações, Coronel Jorge Eduardo Naime, o primeiro Comandante do Grupamento de Operações Aéreas, Coronel Antônio Roberto Castro Neves, o Chefe do Estado Maior, Coronel Reginaldo de Sousa Leitão, o Comandante do Policiamento de Missões Especiais, Coronel Carlos André da Silva, o comandante do Comando de Policiamento de Trânsito, Coronel Flávio Luiz Andrade da Silva, o Comandante do Batalhão de Trânsito, Tenente-coronel André Luiz Caldas.

Fonte: PMDF