Policiais militares do Grupo de Operações do Cerrado (GOC) encontraram uma chácara usada para promover rinha de galos, às 11h desta segunda-feira (10). A equipe de policiamento ambiental foi até o Núcleo Rural Pipiripau II, em Planaltina, para averiguar a denúncia de maus tratos a animais.
Durante a fiscalização, foram verificados animais mutilados, sem as esporas, brincos e cristas, em ambiente pequeno, escuro e bastante sujo. Também foi encontrada uma arena de luta de galos montada, diversos produtos cirúrgicos e medicações utilizadas nos animais, biqueiras e buchas, balança digital, anotações sobre rinhas anteriormente realizadas, entre outros materiais.
Diante dos fatos, a equipe do GOC confeccionou um Termo Circunstanciado de Ocorrência. O IBRAM-DF compareceu no local e fez a apreensão dos animais e materiais. A equipe de fiscalização lavrou a multa relativa a 184 animais (168 galos e 16 galinhas) totalizando R$ 202.400 em desfavor do proprietário da residência e um termo de fiel depositário dos animais.

Fonte: PMDF