O projeto Adote um Espaço Criança, que integra a campanha Vem Brincar Comigo, promovida pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância do Governo do Distrito Federal (SPSPI/GDF), equipou mais duas unidades básicas de saúde (UBS) em Brasília esta semana. Por intermédio do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), foi inaugurado nesta quinta-feira (16), foi inaugurada o Espaço Criança da UBS 1 do Núcleo Bandeirante, com apoio da Embaixada da Austrália. Na terça-feira (14) foi a vez do Espaço Criança da UBS 3, da Vila Planalto, com doações da Embaixada da Armênia.

Nesta quinta-feira (16), inauguração do Espaço Criança na UBS 1 do Núcleo Bandeirante, com apoio da Embaixada da Austrália | Foto: Divulgação/EAI-DF

Entre os itens doados para cada uma das UBSs estão jogos de mesas infantis, lápis de cor, brinquedos pedagógicos, tapetes emborrachados, livros, entre outros. O Adote um Espaço Criança é realizado anualmente, desde o início da gestão do governador Ibaneis Rocha. As entregas desta semana encerram as atividades do projeto em 2021.

Representando a chefe do EAI, Renata Zuquim, a assessora especial Louise Alves destacou a importância do trabalho conjunto com as embaixadas. “A troca de experiências entre o GDF e as representações diplomáticas aqui presentes é de vital importância para o aperfeiçoamento das políticas públicas e sociais. Essa vivência se torna ainda mais eficaz quando resulta em ações como esta, que chegam na ponta e beneficiam diretamente a população do DF”, enfatiza Louise.

A titular da SPSPI, Anucha Soares enfatiza os benefícios que o Espaço Criança pode promover. “Como costuma dizer a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, brincar é coisa séria. A brincadeira contribui com o desenvolvimento neurológico, emocional, cognitivo, e com a coordenação motora. E o Espaço Criança implantado nas UBSs e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), é um lugar que promove o lúdico, acolhe as crianças e serve também como um apoio para os pais”, diz.

Para o encarregado de negócios da Embaixada da Armênia, Armen Tepanyan, a experiência de colaborar com ações em prol da população do DF é valiosa. “Esperamos participar de mais ações”, afirma.

O encarregado de negócios da Embaixada da Austrália, Andrew Edge, também celebrou a parceria com o GDF. “Em 2020, comemoramos o 75º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e Austrália e nossos laços nunca estiveram tão fortes. Além do nosso histórico de cooperação científica, ampliamos os vínculos interpessoais, educacionais e de saúde. Obrigado pela oportunidade de apoiar esse projeto. Apreciamos muito a parceria com o Escritório de Assuntos Internacionais”, pontua Edge.

O Adote um Espaço Criança é um projeto que beneficia crianças, pais e responsáveis que utilizam as UBS. Como ressalta o diretor da Atenção Primária da Região Centro-Sul, Patrick Damasceno, representando a Secretaria de Saúde, “o espaço adequado para receber as crianças é um motivador para que elas venham às consultas. É um local para recebê-las e acolhê-las”, celebra o diretor.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais

Fonte: Agência Brasília