“A ciclovia vai ser um importante espaço para as pessoas fazerem suas atividades físicas, como andar de bicicleta e até caminhar”Marcos Cotrim, administrador do Itapoã

Uma ciclovia de 1,8 km de extensão será inaugurada, em breve, no Itapoã, com espaço para ciclistas e pessoas que se deslocam a cavalo. A obra, localizada nas proximidades do condomínio Del Lago II, está quase pronta. Tocada com recursos próprios da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) – cerca de R$ 1,3 milhão em investimentos –, a pista aumenta a mobilidade dos moradores da região.

A ciclovia está próxima à garagem da Viação Pioneira, em um trecho que chega até o balão de acesso ao Itapoã. O local é próximo também à Rota do Cavalo, na DF-440, itinerário que faz parte do turismo rural na região. “Teremos ainda as pessoas andando a cavalo, que é uma atividade bem característica da nossa região”, destaca o administrador do Itapoã, Marcus Cotrim.

Com a obra quase toda concluída, próxima etapa é a de a sinalização, com pintura de faixas e instalação de placas| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Construída em menos de 60 dias, a obra está na fase final. Faltam ainda a colocação de 800 peças que vão compor o meio-fio. Concluída essa etapa, será feita a sinalização, com a pintura de faixas e instalação de placas.

A ciclovia compartilhada será um local bastante procurado pela população local, destaca Marcus Cotrim: “Nossa cidade ainda conta com poucas alternativas de lazer, então a ciclovia vai ser um importante espaço para as pessoas fazerem suas atividades físicas, como andar de bicicleta e até caminhar”.

Rotina saudável

O agente de portaria José Carlos Ribeiro, 55 anos, está entusiasmado com a nova ciclovia. Há pouco mais de um ano, depois de fazer exames médicos de rotina onde ficou constatado que o nível alto de triglicerídeos, ele foi aconselhado a mudar a alimentação e a fazer exercícios físicos.

Atualmente com 14 kg a menos e muita disposição a mais, José Carlos já incorporou as atividades físicas à sua rotina. Morador da Quadra 202 do Itapoã, o trabalhador é só alegria com a ciclovia pertinho de casa. “Excelente, uma maravilha, nota 10 para o governo!”, comemora. “Comecei a fazer os exercícios por necessidade e não parei mais. Levo uns dez minutos para chegar até a ciclovia e, com a volta, são uns 40 minutos de caminhada e corrida”.

O líder comunitário Ricardo André Pereira, 39 anos, enfatiza que a construção de ciclovias ajuda a melhorar o desenvolvimento das cidades.  “Aqui no Itapoã já temos uma ciclovia que fica fora do perímetro urbano, mas, como a cidade é pequena, essas ciclovias vão trazendo mais qualidade em torno da cidade”, aponta. “Como a feira, fórum e rodoviária são próximos, parece que tudo vai ficando interligado”.

 

 

Mais uma ciclovia leva qualidade de vida ao Itapoã

Fonte: Agência Brasília