O especial aroma do cardápio natalino preparado carinhosamente pela chef Keli Mayer inebriou o olfato dos moradores do Recanto das Emas, que foram conferir de perto, neste sábado (18), as iguarias em forma de carnes – pernil ao molho Califórnia, coxa e sobrecoxa assadas ao molho de limão e ervas – e de delícias tradicionais desta época do ano, como farofa natalina, além dos tradicionais arroz, feijão e salada. Para acompanhar, suco de abacaxi com hortelã e, de sobremesa, manjar de coco com calda de ameixa.

Vice-governador ajudou a servir a comunidade no Restaurante Comunitário do Recanto das Emas e alertou para a prevenção contra a covid-19 | Fotos: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Para atender as cerca de 3 mil pessoas que passaram pelo restaurante, foram utilizados, no preparo da ceia, 280kg de arroz, 450kg de pernil e 400kg de frango – que renderam 3.993 refeições servidas. O segredo do preparo é a própria chef que conta. “Fiz um molho especial com bastante ervas, sem conservantes e sem glúten”, revelou Keli.

Na cozinha, o lema é não-desperdício e alimentação saudável. “As cascas das frutas foram utilizadas na salada especial com repolho. As pessoas têm que entender que o desperdício não é bacana”, conta a chef e nutricionista, com mais de 20 anos de experiência.

O resultado da gastronomia, que é uma paixão da chef, foi uma alimentação rica em fibras. “As pessoas nem percebem [que estão consumindo alimentos com fibras]”, completou, enquanto alguns próximos, que estavam na fila, elogiavam o colorido e os “enfeites” dos pratos.

Todo esse preparo fez parte da terceira edição do Nosso Natal, realizado neste sábado (18), pelo Governo do Distrito Federal (GDF), em uma ação conjunta de secretarias e autarquias, no restaurante comunitário da cidade, realizada concomitantemente em outras 14 regiões administrativas do DF. O evento é coordenado pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Celeiro de solidariedade

Os 15 profissionais participantes e comandantes desse celeiro de solidariedade – o governador Ibaneis Rocha, a exemplo de edições anteriores, é um deles – disponibilizaram seu talento culinário para proporcionar um momento mais feliz à população em situação de vulnerabilidade. No restaurante do Recanto das Emas, por exemplo, perto de três mil pessoas passaram por lá, até a hora do fechamento do estabelecimento, especialmente decorado com cores e motivos natalinos.

Entre os visitantes, estava o vice-governador Paco Britto, acompanhado de sua esposa, Ana Paula Hoff, e dos filhos Catharina, Cristiano e Flávio. Paco percorreu também a área externa do restaurante, cumprimentando as pessoas e visitando os estandes, no espaço onde foi montada uma estrutura, para proporcionar lazer e entretenimento aos moradores.

Em nome do governador Ibaneis Rocha, Paco agradeceu a todas as equipes envolvidas e falou sobre a escolha do local. “A festa é para vocês. Este restaurante foi escolhido a dedo pela vice-governadoria para servir este almoço, mostrando o respeito e admiração que o governo Ibaneis Rocha e Paco Britto tem pela população do Recanto [das Emas]”, frisou, lembrando a todos presentes sobre os cuidados devido à pandemia.

O aposentado Gaspar Bernardes, 72 anos, entendeu bem o recado do vice-governador. Após Paco oficializar a abertura dos trabalhos, às 11h em ponto, e servir a refeição – junto com a chef Keli -, ao lado de sua esposa e filhos, aos primeiros da fila, o ex-porteiro Gaspar pegou duas marmitas, saindo apressado. “Minha esposa está esperando”. Morador há quatro anos na cidade, Gaspar já conhecia o Nosso Natal. “Já tinha visto e tinha vontade de participar”, disse, feliz, acompanhado de sua filha.

Equipes

Uma equipe com 40 pessoas da empresa responsável pelo estabelecimento, somado às equipes da Vice-governadoria, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Administração do Recanto das Emas, foi responsável pelos preparativos e por toda a estrutura do evento, além de servir a ceia aos frequentadores.

Para o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, a terceira edição foi a “mais bonita de todas”. Segundo ele, a comunidade estava na expectativa há meses. “Os moradores me procuravam para saber quando iria acontecer”, contou.

Do lado de fora do restaurante, famílias inteiras aproveitaram a bela manhã de sábado, com apresentação musical e atividades recreativas e saboreando as variadas guloseimas distribuídas no local. As crianças aproveitaram os brinquedos infláveis, pula-pula, chute a gol, e se divertiram com o papai-noel tocador de berrante, ou com pintura de rosto. Os adultos aproveitaram os serviços de corte de cabelos, manicure, entre outros.

Os irmãos Tallyane Santos, 13 anos, e Jorge Gabriel, 2, estavam na fila do algodão-doce, acompanhados pela vizinha Silma Raquel Quirino, 50 anos, e seu neto Daniel de 2 anos, que residem há 22 anos, no Recanto das Emas. “Sabia que o Paco [Britto] viria. E queria que as crianças se divertissem. Está muito bom. Este evento é a valorização da sociedade”, elogiou, após conversar com o vice-governador. Concordou, com ela, a também moradora da cidade, a ambulante Leni Alves Santana, 79 anos.

“Está ajudando muita gente que precisa”, disse, referindo-se à positiva iniciativa desta gestão sobre a realização do evento que, além de levar aos fogões industriais renomados cozinheiros, oferece refeição de qualidade por apenas R$ 1. Enquanto conversava, Leni esperava ansiosa a ceia natalina e o sorteio de uma planta de maracujá.

No restaurante comunitário do Recanto das Emas, durante a semana, de segunda a quinta-feira, são servidas, em média, de 1,5 mil a 1,8 mil refeições. Já às sextas-feiras, são de 2,5 mil a 3 mil.

Apoiaram o evento deste sábado (18) o Corpo de Bombeiros; Detran, polícias Civil e Militar; Caesb; Sesc; brigadistas, entre outros. A Secretaria de Saúde participou também com estande onde foi oferecida a primeira dose da vacinação contra a covid-19. E a Unidade Móvel da Secretaria da Mulher (SMDF) forneceu informações sobre os equipamentos de acolhimento e denúncias para mulheres em situação de violência do gênero, e também com orientações sobre como participar dos cursos.

Além do restaurante comunitário do Recanto das Emas, participaram do evento de sábado os estabelecimentos de Planaltina, Ceilândia, Estrutural, Samambaia, Riacho Fundo II, Gama, Brazlândia, Pôr do Sol, Itapoã, Paranoá, Santa Maria e São Sebastião.

A chef

Nutricionista de formação, Keli Mayer é uma renomada chef e empresária da capital federal. É proprietária do restaurante Mayer, no Sudoeste, e dos estabelecimentos Mayer Sabores do Brasil e Café das Orquídeas, na Asa Sul.

Nosso Natal leva ceia a restaurante comunitário do Recanto das Emas

Fonte: Agência Brasília