As inscrições para o programa de concessão de bolsas de estudo da Secretaria de Economia (Seec) se encerram na próxima terça-feira (18). O candidato contemplado terá direito à bolsa integral para cursar o ensino superior no Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF).

Para candidatos da sociedade civil, é preciso ter cursado e concluído os três anos do ensino médio em escolas da rede pública do DF, ter realizado a edição do Enem em 2020 e ter obtido média mínima de 500 pontos em cada prova do exame, além de comprovar hipossuficiência de renda familiar

Ao todo, nesta edição, serão ofertadas 100 bolsas de estudo, das quais, inicialmente, 43 serão destinadas a servidores e empregados públicos e 57 à sociedade civil. O número é referente a 10% de todas as vagas abertas no semestre para os cursos ofertados pelo UDF.

Servidores, empregados públicos e integrantes da sociedade civil interessados deverão preencher o formulário de inscrição eletrônico e anexar toda a documentação necessária, conforme edital. O processo de inscrição é totalmente on-line.

O Edital nº 10/2021 – 1º semestre de 2022 foi publicado em 22 de dezembro de 2021 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), com todas as informações sobre o processo.  Para os servidores públicos, vários critérios são levados em conta na contagem dos pontos e a classificação, como tempo de serviço, quantidade de dependentes, faixa salarial e assiduidade no trabalho.

Já para os candidatos da sociedade civil, é preciso ter cursado e concluído os três anos do ensino médio em escolas da rede pública do DF, ter realizado a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020 e ter obtido média mínima de 500 pontos em cada prova do exame, inclusive na redação, além de comprovar hipossuficiência de renda familiar.

Saiba mais

O programa, que existe desde o final da década de 1960, vem sendo aprimorado a cada edição, a fim de garantir oportunidade de acesso totalmente gratuito ao ensino superior. No segundo semestre de 2021, foram ofertadas 72 bolsas.

Os cursos mais concorridos na última edição foram direito e fisioterapia. Além desses, nesta edição, há vagas para outras formações, como administração, ciência política, ciências contábeis, gestão de recursos humanos, gestão pública e relações internacionais.

No site da Egov, é possível fazer a inscrição por meio do formulário eletrônico e saber mais informações sobre o processo seletivo.

Programa de concessão de bolsas de estudo do UDF – 1º semestre de 2022

*Com informações da Egov

 

Fonte: Agência Brasília