Passageiros do P Sul, em Ceilândia, enfrentam problemas com transporte público e paradas cheias na manhã desta segunda-feira (25/7).

Segundo informações da Viação Marechal, centenas de ônibus estão parados na garagem do P Sul por falhas no sistema chamado anjo da guarda, responsável por impedir que as portas se abram com os veículos em movimento.

De acordo com a empresa, alguns ônibus estão impedidos de deixar a garagem até que se resolva o problema, que garante a segurança dos passageiros e impede a aceleração dos veículos. “A manutenção está fazendo a correção, e a operação (do transporte público) será retomada o mais rápido possível”, informou a empresa, em nota.

A Marechal acrescentou que a paralisação ocorre apenas na garagem do P Sul.

Informações do aplicativo DF no Ponto, da Secretaria de Transporte Mobilidade do DF (Semob), apontam que 342 dos 464 carros da empresa rodavam por volta das 8h. Mesmo assim, muitas paradas estão lotadas.

Por volta das 10h30, a Auto Viação Marechal informou que “o real motivo da paralisação efetuada pelo Sindicato dos Rodoviários é a insatisfação em face dos desligamentos de dois funcionários que não seguiram as normas de segurança da empresa.”

“A empresa ressalta que a manutenção dos veículos é feita de forma regular e que os ônibus em circulação encontram-se em plenas condições de uso para prestação de serviços”, acrescentou a empresa.

A Semob disse que a equipe de fiscalização da pasta já está na garagem da Marechal apurando o ocorrido. “Cabe destacar que, caso seja identificado falhas na operação, serão aplicadas as penalidades previstas em contrato”, explicou a pasta.