O projeto vai beneficiar adolescentes e jovens egressos de medida socioeducativa de internação, semiliberdade e meio aberto

 

 

 

 

DANIELA UEJO| ASCOM/SEJUS-DF

 

Adolescentes e jovens egressos do Sistema Socioeducativo do DF serão contemplados com um novo projeto da Secretaria de Justiça e Cidadania, intitulado “Escola Livre”, o programa tem o objetivo de criar espaços de expressões de adolescentes e jovens, de até 21 anos, egressos, através de cursos e oficinas de comunicação e tecnologias digitais, além de acompanhamento psicológico, jurídico e pedagógico para até 80 egressos. O investimento é oriundo do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescentes/DF (FDCA).

 

“O programa de acompanhamento de egressos do sistema socioeducativo é fundamental para auxiliá-los no retorno à convivência familiar e comunitária, além de fortalecer a superação da situação de exclusão social, direcionando-os a um projeto de vida afastado do contexto da criminalidade”, disse o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana.

 

O público a ser contemplado abrange adolescentes e jovens, excepcionalmente até os 21 anos, egressos de medida socioeducativa de internação, semiliberdade e meio aberto com vistas a estimular o protagonismo juvenil e ampliar a possibilidade de atuação dos adolescentes e jovens nas comunidades, espaços institucionais, além das nas redes sociais.

 

Para o subsecretário do Sistema Socioeducativo da Sejus, Demontiê Alves o projeto colabora para que os adolescentes possam conhecer seus direitos. “Haverá o estímulo a diálogos em torno dos direitos humanos, contribuindo para a prevenir as violências sofridas pelos adolescentes e minimizando a possibilidade de reincidência de atos infracionais”, pondera.

 

As principais ações a serem desenvolvidas serão: formação em cultura e tecnologias digitais por meio de dois cursos técnicos: fotografia e produção audiovisual; formação em direitos na perspectiva de educação popular em direitos humanos; saraus e cineclubes com temáticas sobre direitos sociais e direitos humanos; mediação de conflitos, com o objetivo de aproximar os adolescentes e jovens dos princípios e técnicas da mediação e capacitá-los para melhor atuação mediante conflitos individuais, interpessoais e coletivos; conhecimentos relativos a proteção psicossocial, pedagógica e jurídica.

 

Haverá acompanhamento semanal por equipe multidisciplinar, além de reforço escolar para fortalecer a cidadania, autonomia e protagonismo dos adolescentes. Será ofertada bolsa auxílio para custear as necessidades básicas dos participantes, possibilitando, assim, o engajamento dos adolescentes/jovens nas atividades do projeto.

 

O projeto ‘Escola livre: cultura e tecnologias digitais’ será executado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CEDECA-DF, Organização da Sociedade Civil selecionada por meio de Edital de Chamamento Público 02/2020 – CDCA/SEJUS.

 

Fonte: SEJUS DF