Referência no atendimento especializado a crianças e adolescentes, o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) completa 10 anos nesta terça-feira (23). O aniversário foi comemorado com um culto ecumênico e apresentações musicais, incluindo a Orquestra Sinfônica do Teatro Cláudio Santoro, sob o comando do maestro Cláudio Cohen, que tocou diversas músicas infantis e de filmes.

Celebração dos 10 anos do HCB contou com apresentações musicais, incluindo da Orquestra Sinfônica do Teatro Cláudio Santoro, sob o comando do maestro Cláudio Cohen | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

“Parabéns ao HCB, nota máxima em saúde!”, enfatizou Francisco Duda, presidente do Instituto do Câncer Infantil e de Pediatria Especializada (Icipe), responsável pela gestão do hospital. Francisco também destacou a atuação das equipes do HCB. “É uma cerimônia de gratidão. As autoridades aqui são vocês, funcionários, voluntários e usuários. É em nome de vocês que agradecemos. Que venham muitas décadas pela frente”, homenageou o presidente do Icipe.

O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, esteve presente na solenidade. “Brasília agradece ter um hospital desta qualidade. Hoje é dia de agradecer e parabenizar o corpo clínico e todos os que se envolvem no dia a dia do HCB. Tenho uma verdadeira admiração por tudo que é realizado aqui, principalmente por entregar qualidade, conforto, esperança e saúde para as crianças e seus familiares”, disse o secretário.

Atendido pelo HCB desde o ano passado, Luiz Felipe Rodrigues, de 4 anos, cantou a música “O caderno”, de Toquinho, acompanhado do pai e da musicoterapeuta que o atende há seis meses

Quem roubou a cena foi o pequeno Luiz Felipe Rodrigues, de 4 anos, quando cantou a música “O caderno”, de Toquinho, acompanhado do pai e da musicoterapeuta que o atende há seis meses. Luiz tem síndrome nefrótica e é tratado no HCB desde dezembro do ano passado.

“Esse hospital é a continuação da nossa casa. Foi um momento muito difícil quando soubemos do diagnóstico dele e fomos muito bem acolhidos. Aqui estamos em família”, comentou, emocionada, Valda Rodrigues, a mãe de Luiz Felipe.

Referência no atendimento infantil

Desde a inauguração, em 23 de novembro de 2011, o HCB já realizou mais de 5,13 milhões de atendimentos, incluindo exames laboratoriais, consultas, internações, sessões de quimioterapia, transfusões, cirurgias e exames de imagem. De todas as realizações, destaca-se o alto índice de satisfação do usuário: 97,5% dos familiares e 99,1% dos pacientes avaliam o atendimento como ótimo ou bom.

O ano de 2021 também foi especial para o hospital por entregas importantes. Ainda em janeiro foi entregue mais uma área de atendimento ambulatorial, com 18 consultórios e um novo ginásio de reabilitação.

Em outubro, foi inaugurada a nova área de Terapia Renal Substitutiva (TRS). Com a ampliação, a planta do setor foi modernizada, proporcionando mais conforto e segurança tanto às crianças quanto à equipe durante o atendimento.

Também no mês passado o HCB recebeu a doação de R$ 9,5 milhões do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) para aquisição e instalação de equipamento de ressonância magnética, que deve ser entregue em 2022.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília