“Quero agradecer ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Marcelo Queiroga. O Distrito Federal também agradece muito ao trabalho exercido pela ministra Flávia Arruda. Parabenizo o empenho dos servidores da Secretaria de Saúde, que têm se dedicado muito durante todo esse período”Rafael Prudente, governador em exercício do DF

Mais um lote da vacina AstraZeneca desembarcou no Distrito Federal na noite desta quinta-feira (15). Os imunizantes que previnem contra a covid-19, em um total de 62.250 doses, foram recebidos no aeroporto de Brasília pelo governador em exercício, Rafael Prudente, pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e ministros do governo federal Marcelo Queiroga, da Saúde, e Flávia Arruda, da Secretaria de Governo da Presidência da República. A chegada das vacinas permitirá ao governo local reduzir a faixa etária da vacinação, contemplando pessoas com 40 anos.

A partir das 15h desta sexta-feira (16) será aberto o agendamento para as faixas etárias de 40 a 49 anos possam marcar data, horário e local para serem vacinadas. Serão destinadas 46,5 mil doses para esse grupo. Até o momento, a cobertura vacinal do público de 40 a 44 anos é de 22,9% e 44,7% para quem tem entre 45 e 49 anos. Esses fizeram agendamento para se vacinar por idades ou por comorbidades – categoria que também poderá marcar atendimento com 500 vagas disponíveis.

Governador em exercício Rafael Prudente, secretário Osnei Okumoto e ministros Marcelo Queiroga e Flávia Arruda foram ao aeroporto para registrar a chegada de novo lote com mais de 62 mil doses da vacina AstraZeneca   Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O governador em exercício, Rafael Prudente, destacou a redução da faixa etária da vacinação com a chegada de mais imunizantes. “Quero agradecer ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Marcelo Queiroga. O Distrito Federal também agradece muito ao trabalho exercido pela ministra Flávia Arruda. Parabenizo o empenho dos servidores da Secretaria de Saúde, que têm se dedicado muito durante todo esse período. É uma alegria para nós recebermos essas mais de 62 mil doses, que vão garantir a vacinação de todas aquelas pessoas aqui na nossa capital”, observa Prudente, que enfatiza a importância do processo de vacinação contra a covid-19. “Seguimos em frente, trabalhando para vacinar toda a população da capital da república”.

Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o Distrito Federal vem apresentando queda nas internações em leitos de UTI e com suporte ventilatório, um reflexo da vacinação contra a covid-19 na capital. “A média móvel de óbitos por covid reduziu muito no DF, como no país todo. Estou satisfeito em dizer que o SUS resolve o problema da população”, afirma Okumoto.

Repescagem

A Secretaria de Saúde fará uma “repescagem” nos dias 24 e 25 de julho para vacinar quem tem entre 50 e 59 anos. Serão reservadas 8 mil doses para que esse público se vacine, sem necessidade de agendamento, em qualquer um dos 53 pontos de vacinação.

O DF já vacinou 1.103.249 pessoas com a primeira dose, 381.193 com a segunda dose e 40.491 com a dose única.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Agência Brasília