“Desde o início da pandemia, no ano passado, estamos realizando campanhas e orientando os usuários a adquirirem os cartões, pois, além de evitar o manuseio de dinheiro, eles podem usufruir do benefício da integração”Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade

A possibilidade de fazer integração e economizar nas viagens de ônibus faz crescer a procura pelo Cartão Mobilidade, o tipo mais utilizado entre os cartões do transporte público coletivo do DF. Em 2021, a ativação desse tipo de documento aumentou 16% em relação ao total do ano anterior. Atualmente, o sistema registra mais de 796 mil cartões ativos. O Cartão Mobilidade é aquele que pode ser usado por qualquer cidadão.

Os dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e do BRB Mobilidade mostram ainda o aumento de 8% na ativação dos cartões de vale-transporte (VT), em relação a dezembro de 2020. Fechando 2021, o total de cartões VT ativos ultrapassa a casa dos 642 mil.

O cartão de vale-transporte é de uso exclusivo do trabalhador, mas também permite fazer integração. Como esse cartão pode ser usado apenas para deslocamentos de casa para o trabalho e na viagem de retorno, muitos usuários do VT adquirem também o Cartão Mobilidade para outros trajetos.

Cerca de 25% das passagens nos coletivos do DF ainda são pagas em dinheiro. O risco de assaltos, inclusive com violência, contra motoristas, cobradores e passageiros, é reduzido à medida que o pagamento das passagens é feito por meio eletrônico | Foto: Paulo H Carvalho

“Desde o início da pandemia, no ano passado, estamos realizando campanhas e orientando os usuários a adquirirem os cartões, pois, além de evitar o manuseio de dinheiro, eles podem usufruir do benefício da integração”, explicou o titular da Semob, Valter Casimiro. Segundo ele, o pagamento por meio de cartão aumenta a segurança dos passageiros e contribui para reduzir a incidência de assaltos no transporte público.

Em setembro de 2020, os cartões de transporte público do DF ganharam novo visual. É mais um incentivo para que as pessoas paguem suas passagens por meio eletrônico. De acordo com as orientações das autoridades, o uso do cartão em vez de dinheiro ajuda a evitar o contágio pela covid-19 e outras doenças.

O cartão mobilidade e o de vale-transporte permitem que o passageiro utilize os benefícios da integração e, com o cartão, em vez de pagar duas ou três passagens, a pessoa pode fazer até três embarques em sentido contínuo e no prazo máximo de até três horas entre o primeiro e o último embarque | Foto: Divulgação/Semob

Economia e segurança

O Cartão Mobilidade e o de vale-transporte permitem que o passageiro utilize os benefícios da integração, o que não é possível para quem paga a passagem em dinheiro.

Com o cartão, em vez de pagar duas ou três passagens, a pessoa pode fazer até três embarques em sentido contínuo e no prazo máximo de até três horas entre o primeiro e o último embarque. É possível combinar uma parte do trajeto por meio de micro-ônibus, depois embarcar no metrô ou BRT e completar o percurso em outra linha de ônibus.

A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus, estações do metrô e nos terminais rodoviários do Distrito Federal. O valor máximo da passagem integrada para quem utiliza cartão é de R$ 5,50, mesmo que seja empregado em trajetos de diferentes preços.

Cerca de 25% das passagens nos coletivos do DF ainda são pagas em dinheiro. O risco de assaltos, inclusive com violência, contra motoristas, cobradores e passageiros, é reduzido à medida que o pagamento das passagens é feito por meio eletrônico.

Onde adquirir e recarregar

Os cartões podem ser recarregados de forma virtual por meio do aplicativo do BRB Mobilidade ou no site do banco, no endereço https://mobilidade.brb.com.br/tdmaxwebcommerce/. Se o usuário preferir, pode ir pessoalmente a um dos mais de 120 pontos espalhados por todo o DF.

Os horários e o tipo de atendimento disponíveis em cada posto do BRB Mobilidade podem ser conferidos na página https://mobilidade.brb.com.br/mobilidade/#mapa.

*Com informações da Secretaria de Mobilidade do DF

Fonte: Agência Brasília