21.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasSaúdeCovid-19// Secretaria da Saúde tira dúvidas sobre aplicação da segunda dose da...

Covid-19// Secretaria da Saúde tira dúvidas sobre aplicação da segunda dose da vacina

- PUBLICIDADE -

Para as pessoas que estão no aguardo da segunda dose da vacina contra a Covid-19, a secretária de município da Saúde, Zelionara Branco explicou, nesta quinta-feira (8), como funciona a segunda aplicação dos imunizantes. De acordo com ela, há duas vacinas sendo administradas na população, a Astrazeneca e a Coronavac. Ela alerta para o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose. Esse prazo difere de uma vacina para outra.

“Quando administramos a vacina Coronavac, o intervalo entre doses recomendado pelo laboratório produtor é, em média, de 30 dias, ou seja, pode ser aplicada um pouco antes, mas o recomendado é que não seja num prazo inferior a 6 dias e, depois, em torno de 40 a 50 dias após a primeira dose”, cita a secretária. Para as vacinas produzidas pelo laboratório Astrazeneca, esse intervalo é maior. São cerca de 90 dias entre a primeira e a segunda dose.

Carteira de vacinação

A secretária lembra as pessoas que, ao saberem que existe esse intervalo entre uma dose e outra, “é importante cada indivíduo olhar na Carteira de Vacinação o que foi registrado”. No documento, constam a data da vacinação da primeira dose, o nome do laboratório e da vacina aplicada e a data de aplicação da segunda dose.

Zelionara esclarece que o município recebe as doses para a segunda aplicação e elas ficam armazenadas. A pessoa a ser imunizada tem a vacina disponível no município. Ela (vacina) só aguarda a data para a administração da segunda dose. A dose de número dois vai ser programada para aplicação nas pessoas que procuraram o atendimento e já receberam a primeira dose.

Para pessoas acamadas, já imunizadas com a primeira dose, a secretária afirma que elas terão que aguardar a aplicação da segunda dose, também, em domicílio. Isso porque “foi essa a mesma condição apresentada pelas pessoas como justificativa para receberem a primeira administração da vacina em casa”. Zelionara diz que esse processo continua.

Paralelo à administração da segunda dose, a Secretaria de Município da Saúde mantém a vacinação de quem ainda não recebeu a primeira dose.

Cronograma da segunda dose

Na última quarta-feira, a Secretaria de Município da Saúde do Rio Grande divulgou um cronograma de vacinação da segunda dose contra a Covid-19. Serão realizados três drive-thru na próxima semana, quando vão ser imunizados idosos com 78, 79 e 80 anos e profissionais da Saúde. Os dois shoppings da cidade vão ser os locais estruturados para aplicação dos imunizantes.

Confira abaixo o cronograma da segunda dose:

– Dia 12/4 – Praça Shopping – 9h às 12h – idosos 80 anos – 469 doses disponibilizadas

– Dia 14/4 – Praça Shopping – 9h às 12h – idosos 78/79 anos – 448 doses disponibilizadas

– Dia 17/4 – Partage Shopping – 9 às 12h – profissionais de Saúde – 264 doses disponibilizadas.

 

———————————————————

Roger da Rosa – Jornalista (MTB 6956/RS)

- PUBLICIDADE -
Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

[wce_code id=2]
DF NA MÍDIAhttps://dfnamidia.com.br
Informações, jornalismo e entretenimento sobre o Distrito Federal e Entorno.
- PUBLICIDADE -

Redes Sociais

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -