Segundo uma pesquisa do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) é alto o índice de obesidade infantil no DF.

De acordo com os dados, mais de 55 mil crianças estão obesas. O maior público são os menores de 5 anos, que correspondem a 40 mil. Já as crianças dos 5 aos 9 anos somam 15 mil.

O sedentarismo e a má alimentação são os principais fatores por trás do problema, segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM-DF).

O estudo diz também que algumas enfermidades podem acarretar no ganho de peso descontrolado. A orientação é manter consultas periódicas com o pediatra.

Um especialista saberá identificar quando algo não está certo com o desenvolvimento da criança e, assim, dar inicio ao tratamento adequado.

Ainda segundo a pesquisa, a obesidade infantil é uma epidemia global. A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer destaca que isso atinge 40 milhões de crianças de 0 a 5 anos.

Quatro países das Américas estão entre os 10 no ranking de obesidade no mundo. O Brasil está entre eles.

O tema foi discutido no II Encontro Regional sobre Ações de Prevenção da Obesidade Infantil no âmbito da Década de Ação das Nações Unidas para Nutrição, em junho.

O Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional informa que a cada ano, o número cresce em 3,6 milhões de pessoas, tornando-se a maior ameaça nutricional na América Latina.