“Nunca vimos algo com essa proporção. Realmente, foi um sucesso. Melhor até do que estávamos imaginando”Gustavo Aires, administrador de Samambaia

Com números recordes em comparação com outras regiões administrativas, a Carreta da Defensoria Pública, por meio do Programa de Atendimento Integrado (PAI), encerrou com chave de ouro sua última ação do ano, realizada em Samambaia.

Em apenas dois dias, cerca de 700 pessoas foram atendidas com serviços gratuitos disponíveis para a população. “Nunca vimos algo com essa proporção. Realmente, foi um sucesso. Melhor até do que estávamos imaginando”, celebrou o administrador de Samambaia, Gustavo Aires.

Reconhecimento de paternidade, com exame de DNA, guarda, divórcio, execução de alimentos, entre outros serviços, estiveram à disposição da comunidade durante essa força-tarefa, feita para sanar demandas de pessoas que buscavam seus direitos há certo tempo.

Em dois dias, moradores de Samambaia tiveram acesso a serviços como reconhecimento de paternidade, com exame de DNA, guarda, divórcio e execução de alimentos | Foto: Divulgação/AR Samambaia

Para muitas delas, a atividade tornou mais rápido o acesso a vários serviços. “Foi muito bom, principalmente pela coleta de DNA. Não ficamos esperando muito tempo”, afirma João Paulo de Oliveira, morador de Samambaia, que foi atendido pela carreta.

O defensor público Evenin Ávila disse que as expectativas foram superadas. “Essa é uma ação de primeiro mundo, inédita no Brasil”, disse o defensor.

Além da Defensoria Pública e da Administração Regional de Samambaia, a Coordenação Regional de Ensino foi essencial para a realização do evento. A CRE fez o levantamento das crianças que não tinham o nome do pai registrado em cartório.

Além disso, o Centro Clínico Samambaia e a MedVision fizeram atendimentos de saúde. A instituição social, Espalhando Amor DF realizou atividades lúdicas e contação de histórias para os pequenos que participaram do evento. Houve também a distribuição de absorventes e de brinquedos.

*Com informações da Administração Regional de Samambaia

Fonte: Agência Brasília