“O nosso objetivo é atuar na prevenção, mas também temos que mostrar às pessoas que é possível enfrentar o problema da dependência química com o apoio de uma equipe multiprofissional” Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

O Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado neste sábado (26), foi marcado por ações de prevenção e orientações sobre o tema, promovidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) em parceria com o Detran. Tudo começou com uma blitz educativa na Estrutural, ao lado da Administração Regional, onde os moradores receberam informativos e participaram de atividades de conscientização. No fim da tarde, a ação foi para o Eixo Monumental.

Campanha envolve informação e conscientização | Foto: Divulgação/Sejus

Servidores da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas da Sejus divulgaram o programa Acolhe DF, que oferece tratamento e reinserção social a dependentes químicos. “O nosso objetivo central é atuar na prevenção, mas também temos que mostrar às pessoas que é possível enfrentar o problema da dependência química com o apoio de uma equipe multiprofissional”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

“As ações desta semana foram importantes para trazer visibilidade a esse tema e às políticas que promovemos”, disse o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Juvenal Araújo. “O enfrentamento às drogas é diário e exige a adoção de uma abordagem transversal, integral, interdisciplinar e intersetorial.”

Acolhe DF

Na última sexta-feira (25), as equipes da Sejus trabalharam na divulgação do programa Acolhe DF, elaborado em parceria com o Instituto Barba, na Praça do Relógio, em Taguatinga. O Acolhe DF foi lançado no início desse mês, com a proposta de atender 20 mil pessoas no primeiro ano.

As ações do programa incluem palestras nas escolas, atendimento psicossocial para dependentes químicos e seus familiares e encaminhamento de adictos para o tratamento em uma das comunidades terapêuticas parceiras da Sejus. O Acolhe DF também prevê a busca ativa a pessoas em situação de rua dependentes químicas e o auxílio na reinserção social dos adictos em recuperação, por meio de cursos profissionalizantes.

Para entrar em contato com as equipes do programa, podem ser acionados os telefones (61) 2104.4216 e 99354.1522 (este, com WhatsApp), além do e-mail acolhedf@sejus.df.gov.br.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Fonte: Agência Brasília