A partir da próxima quarta-feira (8), os postos do Na Hora de Taguatinga, Gama e Riacho Fundo passarão a oferecer o serviço de identificação biométrica. A medida visa ampliar a disponibilidade do serviço e oferecer maior comodidade aos cidadãos que vão realizar abertura de processo de primeira habilitação, mudança ou adição de categoria, reabilitação e renovação da CNH nas categorias A, AB, AC, AD, AE, C, D e E.

Postos do Na Hora de Taguatinga, Gama e Riacho Fundo passarão a oferecer o serviço de identificação biométrica | Foto: Jaqueline Evangelista/Ascom Detran-DF

Por enquanto, a identificação biométrica é facultativa nos casos de renovação na categoria B, mas, em breve, será obrigatória. A biometria também é exigida para a transferência da Carteira Nacional de Habilitação de outra unidade da federação, mas é importante destacar que, nas unidades do Na Hora, esta transferência não será realizada.

O agendamento do serviço de biometria é realizado por meio deste link. Depois de agendado, basta comparecer no dia, horário e local agendados para a coleta da fotografia, assinatura virtual e biométrica, além de cadastrar o celular e um e-mail pessoal para acompanhar o processo. É necessário levar documento de identificação original em bom estado de conservação, CPF e comprovante de residência.

Após a coleta biométrica, o próximo passo é procurar uma das clínicas credenciadas junto ao Detran-DF, listadas no site da autarquia para realizar os exames e dar andamento no processo de habilitação ou de renovação da CNH.

Segurança

Implantado no âmbito do Detran-DF em 4 de agosto de 2018, o cadastro biométrico confere ao processo de habilitação mais eficácia e segurança, pois permite a individualização de pessoas e evita fraudes na identificação de candidatos à habilitação ou de condutores já habilitados.

O serviço de coleta de dados biométricos já era feito nas unidades: Sede, Shopping Popular, Taguatinga, Paranoá, Gama, Sobradinho, Brazlândia, Recanto das Emas, Planaltina e Escola Pública de Trânsito (906 Sul).

*Com informações do Detran-DF

 

 

Fonte: Agência Brasília