A cultura ocidental tem na Páscoa uma das mais importantes datas cristãs e simboliza renascimento e renovação de esperanças. Mais uma vez as equipes que trabalham no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) entraram no clima simbólico e decidiram não deixar a data passar em branco para os pequenos e frágeis bebês internados na unidade que lutam pela vida. Por isso, foi preparado um ensaio fotográfico especial de Páscoa, no intuito de humanizar o atendimento e dar a oportunidade para que as mães levem boas recordações do HRSM.

Para fazer o ensaio, cada recém-nascido foi avaliado previamente para constatação de que seu quadro clínico encontrava-se estável | Foto: Tatiana Araújo/Iges-DF

No cenário dos bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) preparado pelas técnicas de enfermagem, não faltaram detalhes de fofura, começando pelos lindos bebês rodeados de cenouras e coelhos de Páscoa. Eles deram um show fantasiados com orelhas alongadas de várias cores: laranja, brancas, floridas, amarronzadas, azuis. Cada detalhe foi registrado pelas lentes da câmera da fotógrafa profissional Tatiana Araújo, que se voluntariou para o ensaio realizado.

“A equipe de técnicas em enfermagem da UTIN fez a organização, tomando todas as medidas e cuidados, para realizar o ensaio fotográfico com os bebezinhos em comemoração à Páscoa. As mães ficaram extremamente empolgadas no momento do ensaio”
Michelle Donadeli, chefe de Serviços de Enfermagem da UTI Neonatal

Michelle Donadeli, chefe de Serviços de Enfermagem da UTI Neonatal, afirma que o intuito da ação, além de humanizar a assistência aos recém-nascidos internados, foi tornar o momento de internação mais leve e menos doloroso também para as mães desses bebês. “A equipe de técnicas em enfermagem da UTIN fez a organização, tomando todas as medidas e cuidados, para realizar o ensaio fotográfico com os bebezinhos em comemoração à Páscoa. As mães ficaram extremamente empolgadas no momento do ensaio”, contou.

Para fazer o ensaio, foram adotados diversos cuidados com os bebês. “Cada recém-nascido foi avaliado previamente para constatação de que seu quadro clínico encontrava-se estável. Os bebês foram posicionados com auxílio da equipe de fisioterapia e todos os itens utilizados nos cenários foram higienizados antes e após cada bebê fotografado”, contou Michelle. Ao todo, 20 bebês participaram.

Na Unidade de Cuidados Intermediários, quatro bebês foram fotografados pelas enfermeiras Lorena Cardoso Mendes e Rosane Abreu Medeiros | Foto: Divulgação/Iges-DF

Na Unidade de Cuidados Intermediários, quatro bebês participaram da ação. Os cliques foram feitos pela chefe do Serviço de Enfermagem, Lorena Cardoso Mendes, e pela enfermeira rotineira, Rosane Abreu Medeiros, que também montou o cenário, preparado semanas antes em conjunto com o terapeuta ocupacional, com recursos doados pela própria equipe.

“Pensamos na segurança dos bebês, higienizando todos os materiais no dia da foto, organizando os pacientes conforme as suas precauções e estabilidade hemodinâmica. As mães sempre por perto”, disse Rosane.

Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que faz a gestão do HRSM, explica que ações de humanização são importantes não só para os bebês, mas também para as mães e para as profissionais que atuam no setor e se dedicam a ofertar um ambiente mais acolhedor. “A humanização é um dos pilares do nosso atendimento, e fundamental em situações como essas, podendo contribuir, inclusive, na recuperação mais rápida dos nossos pacientes”, disse.

*Com informações do Iges-DF

Bebês internados ganham ensaio fotográfico de Páscoa

The post Bebês internados ganham ensaio fotográfico de Páscoa appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasília