O Serviço de Saúde Funcional (Sesaf) do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) realizou, nesta segunda-feira (18), uma série de atividades em celebração à campanha Abril Laranja, mês de conscientização da amputação. A programação, realizada na Tenda Rosa localizada no Jardim do HBDF, chamou a atenção dos pacientes para as maneiras e ações que podem melhorar a vida de quem passa pela amputação ou convive com essa condição.

A ação chamou a atenção dos pacientes para maneiras e ações que podem melhorar a vida de quem passa pela amputação ou convive com essa condição | Foto: Iges-DF

De acordo com Ronara Mangaravite, fisioterapeuta responsável pelo Programa de Reabilitação de Amputados do HBDF, 200 pacientes estão sendo acompanhados atualmente na unidade, e as principais causas da amputação são vasculares, traumas, infecções, oncológicas, sequelas pós-covid e más-formações.

“A promoção de dias voltados para enfermidades específicas viabiliza um olhar diferenciado e de atenção aos pacientes de forma humanizada”, explica
Mariela Souza diretora-presidente interina do Iges-DF.

“Nosso objetivo aqui, como referência em reabilitação de amputados, é dizer para a população que essas pessoas são verdadeiros guerreiros que tiveram uma segunda chance na vida, têm um sonho de continuar, tiveram ou não a possibilidade de colocar uma prótese e ainda sonham”, disse a profissional.

Para Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), ações pontuais como essa são importantes para a conscientização dos pacientes e humanização na atuação hospitalar.

“A promoção de dias voltados para enfermidades específicas viabiliza um olhar diferenciado e de atenção aos pacientes de forma humanizada, que é um dos pontos fundamentais para a recuperação e adaptação no caso de amputações”, explica Mariela Souza.

Programação incluiu palestras, vivências, musicoterapia, bingo e distribuição de prêmios

Durante o evento, realizado anualmente, foram promovidas palestras sobre alimentação no tratamento de doenças crônicas, direitos do paciente amputado e vivências das primeiras semanas depois da alta hospitalar. Musicoterapia, bingo e distribuição de prêmios foram parte do entretenimento.

Atendimento

No HBDF, os pacientes amputados são assistidos por profissionais das áreas de fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, trama-ortopedia, vascular, entre outras áreas. Após a amputação realizada no hospital, o paciente é encaminhado para a Secretaria de Saúde, que providencia as próteses. Após o recebimento, eles retornam para serem reabilitados.

Um dos pacientes atendidos é o músico Eduardo Jorge Tinoco Bello, 58 anos, morador de Águas Claras. Ele conta que passou pelo processo de amputação de uma das pernas. “No Hospital de Base, eles me dão toda a assistência que preciso em relação à amputação. Me ensinam como reagir socialmente, como lidar com as pessoas que estão do meu lado, o que posso fazer para melhorar minha adaptação no ambiente onde vivo…”, diz o paciente.

Segundo Eduardo, as equipes multidisciplinares do HBDF também são incentivadoras. “A equipe me atende muito bem. Ajuda a melhorar a minha autoestima e a ter a alegria de viver, porque é uma situação muito difícil quando acontece uma coisa trágica dessa na vida da gente. Sou muito grato a todos do hospital, especialmente à Ronara”.

A assistente social Simone Lima afirma que, em razão das causas vasculares serem as principais responsáveis pelas amputações, a equipe do Serviço Social do HBDF é atuante no quinto andar, onde ficam internados os pacientes com esse perfil.

“Quando o paciente vai passar pelo procedimento de amputação, ele aciona o Serviço Social para conversar sobre os possíveis direitos que o paciente tem acesso, como direito previdenciário e socioassistencial, para que ele possa prosseguir com auxílio do governo para contribuir nessa nova fase da vida”, diz Simone Lima.

Giovanna Braga, terapeuta ocupacional, ressaltou que a área é responsável pela orientação aos pacientes para que eles tenham maior independência nas atividades da vida diária. “Na enfermaria, trabalhamos em relação a como se adaptar a dispositivos como cadeira de roda, cadeira de banho, andador, muleta e outros suportes que possam aumentar a independência, inclusive no trabalho. Também falarmos sobre as adaptações em casa como acessibilidade no banheiro”, disse.

A campanha Abril Laranja foi lançada em 2020 pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec), com a proposta de sensibilizar a população sobre a amputação, bem como destacar que existem maneiras de evitar a perda dos membros.

*Com informações do Iges-DF

The post Ação busca conscientizar público sobre a amputação appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasília