A Polícia Rodoviária Federal no Maranhão, após reunião com diversos órgãos e entidades, divulga o planejamento para o transporte de um *turbo gerador com 106 metros de comprimento e 355 toneladas*, que precisa ser levado do Porto do Itaqui até a Usina Termoelétrica em Santo Antônio dos Lopes/MA. Todo o conjunto (veículos e carga) pesam aproximadamente 680 toneladas.

Além da PRF, participaram da reunião: EMAP, MOB, DNIT, PM, TECHINT, ENEVA, SINDICATO DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS, SECRERARIA DE SAÚDE, SECRETARIA DE SEGURANÇA, dentre outros ligados ao setor e que possivelmente terão impactos direto.

A operação é extremamente complexa e toda a logística está sendo desenhada pela PRF e a empresa TECHINT Engenharia e Construção, responsável pelo transporte da carga.

O trecho a ser percorrido do Porto do Itaqui até a usina em Santa Antônio dos Lopes/MA é de aproximadamente 300 Km, com previsão inicial de 15 dias para conclusão do percurso.

O início da Operação para transporte da turbina será dia 27 de novembro de 2020.

Intervenções no trânsito

Do dia 27 a 29 de novembro o percurso será durante o dia, do Porto do Itaqui até Santa Rita, onde ficará parado durante o dia e seguirá somente à noite.

Foi constatado por equipes especializadas que algumas pontes ao longo do percurso não suportam o peso do conjunto.

Para transpor essas pontes será utilizado um equipamento vindo de São Paulo chamado “sobre-ponte”, que será montado sobre as pontes que não suportam o peso para passagem do conjunto.

Com isso, haverá interdição total da rodovia a partir das 23h, podendo a obstrução da pista durar de 3 a 6 horas, tempo suficiente para montar o “sobre-ponte”, passar o gerador e desmontar o equipemanto.

Do município de Santa Rita/MA até Mirando do Norte/MA estão previstas sete interdições na BR 135, no período das 23h até às 05h:

*Dia 30/11* – km 80,7 – Santa Rita/MA

*Dia 1°/12* – Km 86,5 – Santa Rita/MA

*Dia 02/12* – Km 88,3 – Itapecuru Mirim /MA

*Dia 03/12* – Km 96,4 – Itapecuru Mirim/MA

*Dia 04/12* – Km 102 – Itapecuru Mirim/MA

*Dia 05/12* – Km 103 – Itapecuru

*Dia 06/12* – Km 122 – Miranda do Norte/MA

O Sistema de Comunicação da PRF acompanhará a operação e atualizará as informações à sociedade com intuito de minimizar possíveis impactos aos usuários da BR 135.

Fonte: PRF