Capacitação com o tema “Coleta e Armazenamento de Sementes" (Foto: Divulgação)
Capacitação com o tema “Coleta e Armazenamento de Sementes” (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, nesta terça (21) e quarta-feira (22), a segunda capacitação com o tema “Coleta e Armazenamento de Sementes”, nos municípios de Penalva, Santa Helena, Pinheiro e Palmeirândia. A ação faz parte do Programa Maranhão Verde – Pró-Campos e contou com a parceria das prefeituras municipais. 

Ao longo da capacitação, os participantes do programa tiveram aulas teóricas com agrônomos e, posteriormente, realizaram a parte prática, com o plantio das sementes para confecção de mudas. Na ocasião, os selecionados também receberam equipamentos de proteção individual.

O Maranhão Verde visa fomentar e desenvolver projetos de apoio à conservação e recuperação ambiental, além de promover a cidadania e melhoria das condições de vida e a elevação de renda da população em situação de extrema pobreza, através de atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais nas áreas contempladas.

Com a expansão do programa para a Baixada Maranhense, mais 400 beneficiários passaram a receber a Bolsa Maranhão Verde, no valor de R$300,00, pago a cada dois meses como forma de incentivo a recuperação ambiental e complementação de renda. A meta prevista para essa nova etapa é o plantio de 60 mil mudas, beneficiando assim o meio ambiente, combatendo o aquecimento global, reduzindo a erosão e a degradação do solo e purificando o ar.

Recentemente, o programa foi anunciado para mais seis municípios, sendo eles São Bento, Turilândia, Peri-Mirim, Mirinzal, Alto Alegre do Pindaré e Pindaré-Mirim, representando um avanço cada vez maior na proteção dos recursos naturais no Maranhão. 

Saiba mais sobre o programa

O primeiro projeto do Maranhão Verde foi executado no Parque Estadual do Mirador, por meio do Projeto Berço do Rio Itapecuru, com a participação de 189 famílias do parque. Atualmente, o programa é realizado no Parque Estadual do Bacanga, com o projeto Florestas Protetoras de Mananciais, que foi prorrogado e é destinado à conservação e recuperação das matas ciliares e áreas de recarga do parque, com foco nas regiões do reservatório do Batatã, nascentes do Rio Prata, Rio Bacanga e áreas degradadas.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão