17.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilMaranhãoSEMA realiza ação de coleta de resíduos na Praia de Andreza, em...

SEMA realiza ação de coleta de resíduos na Praia de Andreza, em Tutóia

- PUBLICIDADE -

Ação coletou mais de 2,5 toneladas de resíduos (Foto: Kleo Souza)
Ação coletou mais de 2,5 toneladas de resíduos (Foto: Kleo Souza)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH) e o Conselho Gestor dos Pequenos Lençóis Maranhenses, esteve, neste sábado (18), realizando ações na região dos Pequenos Lençóis Maranhenses. Na ocasião, foi promovido um mutirão de limpeza em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, na Praia de Andreza, município de Tutóia, que recolheu mais de 2,5 toneladas de resíduos.

O descarte inadequado de rejeitos gerados pelo ser humano, normalmente sem controle, ocasiona diversos problemas e danos ao meio ambiente, como o empobrecimento do solo, danos à saúde pública, além de potencializar as desvantagens sociais. Neste sentido, as praias e os rios devem ser mantidos todos os dias limpos por meio de ações simples como dando a destinação final correta dos resíduos, evitando descartá-los em qualquer lugar. Pensando nisso, a iniciativa objetivou despertar a consciência da população para a necessidade e a importância de manter as praias e os rios limpos através de atividades educativas e informativas. 

Participaram da ação moradores de Tutóia, empreendimentos que apoiaram a causa e os agentes jovens ambientais do município. A área demanda uma atenção especial, uma vez que sofre constantemente com a problemática dos resíduos sólidos destinados de forma imprudente pelos turistas, além de ser o destino final de uma enorme quantidade de lixo que chega de todas as partes do mundo, após cair em correntes marítimas.

“Em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, que foi instituído desde a década de 80, o Governo do Estado, através da SEMA, em parceria com várias instituições, como a Prefeitura de Tutóia, está realizando essa ação, que não é a primeira, pois desde o ano passado estamos promovendo, sendo que em 2020 ocorreu em Paulino Neves. Então, estamos aqui reunidos em alusão a essa data para que possamos fazer uma conscientização em massa da importância da destinação dos resíduos de forma correta e, mais do que isso, a integração em prol do meio ambiente”, destacou a secretária executiva do Consema/CONERH/CONGEFEMA, Ana Cristina Fontoura.

“Ainda tem muitas pessoas que jogam lixo na beira da praia, como o que vimos hoje, muito lixo. Essa então é uma ótima experiência, pois somos jovens, a futura geração, e estamos aqui para poder ensinar, aconselhar e passar nas comunidades, promovendo ensinamento”, disse a agente jovem ambiental, Emy Cruz.

Para a superintendente de Gestão de Resíduos Sólidos, Hayane Araújo, “a SEMA realiza essa atividade em parceria com os municípios com o intuito de estar orientando, no papel de educação ambiental, voltada para essa destinação correta dos resíduos sólidos, para que não haja o que testemunhamos hoje, que é um quantitativo muito elevado de resíduos em nosso litoral. Então, a SEMA tem esse papel de estar junto com os municípios realizando as atividades, em caráter de educação ambiental, orientando eles na questão tanto da gestão quanto do gerenciamento de resíduos. O maior ganho que tem é pro meio ambiente”.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

- PUBLICIDADE -
Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

[wce_code id=2]
- PUBLICIDADE -

Redes Sociais

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -
x