Reunião debateu serviços como a Carreta da Mulher (Foto: Divulgação)
Reunião debateu serviços como a Carreta da Mulher (Foto: Divulgação)

A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, esteve reunida com o secretário de Saúde, Carlos Lula, a secretária adjunta Antonieta Lago, a coordenadora de Enfermagem da Carreta, Cledenilde Morais, e a equipe jurídica das respectivas secretarias, para discutir ações concretas da aquisição da Carreta da Mulher e estabelecer acordos para melhorias da saúde das mulheres maranhenses.

Durante a reunião, a titular da SEMU, Ana Mendonça, frisou a importância dos serviços iniciais da Carreta da Mulher para atenção dos cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. “A Carreta tem um papel fundamental para promoção da saúde da mulher nos municípios. São pessoas que não têm recursos para adotar um comportamento preventivo em relação à saúde”, destaca a secretária.

No que se refere à nova aquisição da carreta, foram discutidos ações especificações que atendem, de forma efetiva, as demandas para o trabalho que deverá ser feito junto à população para fortalecer a assistência prestada no tratamento oncológico ofertado pela rede pública.

Conforme o secretário de Saúde, Carlos Lula, a parceria entre as secretarias viabiliza o reforço para a oferta de saúde às mulheres. “É mais uma parceria a ser realizada entre a secretária de Estado da Saúde e secretária de Estado da Mulher, que já é de muito sucesso. Então, estamos ampliando os serviços, e com isso, vamos ter condições de elevar mais serviços de cuidado de saúde com a mulher para o Maranhão inteiro”, frisou o secretário.

A Carreta da Mulher é um consultório itinerante, por meio do qual o Estado leva exames preventivos com gratuidade às mulheres por todo o estado do Maranhão para promover saúde e qualidade de vida das mulheres maranhenses.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão