Professora Cristane Franco, autora do livro (Foto: Divulgação)

Uma forma lúdica para despertar o prazer da leitura nas crianças e proporcionar o conhecimento sobre as figuras de linguagem levou a professora da rede estadual do Maranhão, Cristiane Franco, a escrever o livro “Os figurinhas: uma turminha que apronta até com a linguagem”. O livro será lançado em breve e tem o selo da Flamingo Edições, editora especializada na publicação de Literatura Infantil de autores brasileiros e portugueses.

“Os figurinhas” apresenta personagens que representam as figuras de linguagem mais utilizadas e a obra é permeada de ilustrações, elementos que conferem, simultaneamente, diversão e construção do conhecimento para o público infantil. Cristiane Franco idealizou o livro quando ainda estudava Pedagogia, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mas somente agora resolveu apresentar para o grande público.

“Quando estava na graduação, eu estudei que o conteúdo é melhor fixado pelo aluno quando está linkado com algo vivenciado no dia-a-dia. Com a criança, esses links são possíveis através das brincadeiras. Em uma certa idade, a criança é exposta a assuntos complexos da Língua Portuguesa, então percebi que precisamos trazer mais ludicidade a esses conteúdos para que ela possa ter um melhor aprendizado”, explicou.

Cristiane Franco atua como professora intérprete de Libras, na rede estadual de educação do Maranhão, desde 2011, e percebeu a necessidade de disponibilizar esse conteúdo para que professores possam utilizá-lo como ferramenta de ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais. A obra já está disponível em versão impressa e e-book nas livrarias Cultura, Flamingo, Martins Fontes.

Franco ressaltou a importância da obra no fortalecimento do aprendizado das crianças. “O livro facilita o aprendizado, principalmente no formato remoto, por permitir que o estudante aprenda enquanto se delicia com as aventuras da turminha. Cada personagem é uma figura de linguagem e suas falas são permeadas pelas figuras que representam”, concluiu.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão