Equipe da AGED e do abatedouro frigorífico durante a solenidade virtual (Foto: Divulgação)

O primeiro abatedouro bovino maranhense com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Situado no município de Açailândia, o abatedouro frigorífico Friago com o selo SISBI está apto a comercializar seus produtos no mercado nacional.

Com a presença da diretora geral da AGED, Fabiola Ewerton, e do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Sérgio Delmiro, o proprietário do abatedouro, Thiago Filippini recebeu o certificado e disse que o momento era uma realização, uma conquista da empresa, resultado de um longo caminho no qual a AGED teve um papel fundamental. “A AGED como órgão fiscalizador cumpriu com serenidade seu papel. A entrega deste certificado vai ter reflexos positivos para o Estado, criando emprego, renda e gerando impostos e ver tudo isso acontecendo é uma satisfação”, relatou.

A diretora Fabiola Ewerton disse que, ao cumprir a missão institucional do Governo do Estado de apoiar o produtor maranhense e dar condições para que sua produção avance o Maranhão, dá um passo importante no desenvolvimento da agroindústria.

“Quando a gente mostra a indústria maranhense avançando e que consegue se adequar às normas para garantir a qualidade do produto, mostramos o potencial do nosso estado para alimentar o país e contribuir para combater a fome não só com alimento de qualidade, como também de gerar emprego e renda. Temos orgulho de ter equivalência do nosso Serviço de Inspeção ao Serviço Federal, garantir que o alimento com nosso selo tem qualidade e que o Governo vem avançando para darmos cada vez mais condições para o desenvolvimento do produtor maranhense. A produção do Friagro tem a nossa chancela de qualidade para competir no mercado nacional”, destacou.

O secretário estadual de Agricultura, Sérgio Delmiro, parabenizou o proprietário do Friagro e destacou que a conquista do abatedouro é uma vitória de todos. “Isso nos leva a um patamar elevado, mostrando a evolução do agronegócio maranhense, garantindo a qualidade do nosso produto para concorrer com os outros no mercado nacional. Vai representar bem o Maranhão lá fora. Todos juntos nos vários elos da cadeia e os órgãos envolvidos com a agricultura no estado para termos melhor produto, mais rentabilidade, gerando mais renda, mais emprego, e segurança alimentar”, frisou.

Desde 2019, o Maranhão conquistou o reconhecimento conferido pelo Ministério da Agricultura, por meio da Portaria nº 274, a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da AGED ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Isso permite que os produtos com qualidade fabricados no estado cheguem à mesa dos consumidores em todo Brasil. A categoria de leite e derivados foi a primeira a ser incluída ao SISBI e o estado já tem três estabelecimentos deste segmento habilitados a terem os produtos comercializados em todo o Brasil, sendo um na capital e dois na região Tocantina.

O Frigorífico Friagro, situado no município de Açailândia, tem capacidade para abater 20 animais/hora e de receber em suas instalações até 200 cabeças/dia. A comercialização de seus produtos abastece toda a região. Sua produção, com adesão ao SISBI, vai chegar ao mercado nacional, mostrando que o Maranhão produz com qualidade e segurança o alimento que chega até a mesa do consumidor.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão