Francisca Oliveira e Itamara Pereira no Edifício Governador Archer, em São Luís. (Foto: Divulgação)
Francisca Oliveira e Itamara Pereira no Edifício Governador Archer, em São Luís. (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (13), os primeiros moradores beneficiados com um apartamento no Edifício Governador Archer, na Avenida Magalhães de Almeida, em São Luís, começaram a ocupar o local. O prédio foi reformado e, agora, receberá 14 famílias de baixa renda, que antes ocupavam a área de forma irregular. O imóvel foi inaugurado pelo governador Flávio Dino durante os festejos do aniversário de 409 anos da capital, no último dia 8. 

“Estou muito realizada com a minha casa própria. Aqui eu vou poder ter uma condição de vida melhor. Posso dormir e acordar sabendo que estou protegida e acolhida. É uma realização”, disse Itamara Pereira Costa, 32 anos, que mora em um apartamento com a sua filha de seis anos. 

A iniciativa integra a ação do Programa Habitar no Centro, executado pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A ação visa promover o uso habitacional de imóveis localizados em áreas de interesse de preservação. Com área de 670 m², a requalificação do edifício custou em torno de R$ 600 mil reais.

Paloma Arouche também é uma das novas moradoras do Edifício Archer. Ela contou como superou a insegurança habitacional, quando ocupava o prédio de forma irregular, até ser beneficiada com a posse da moradia digna. “Eu fiquei grávida, passei muita coisa aqui dentro, mas foi o único lugar que me refugiou. Agora estou aqui na minha casa. O sentimento eu só posso dizer que é de gratidão por toda a história que eu tenho aqui nesse prédio Governador Archer, e só quero agradecer mesmo pelo que o governador Flávio Dino fez. A emoção é tão grande que não dá nem para descrever”, relatou Paloma Arouche.

As salas do edifício foram transformadas em apartamentos com banheiros, lavanderia para uso comum, sala de reuniões/eventos, área livre e salão comercial para uso da comunidade do edifício.

Para Francisca Oliveira, 54 anos, ter uma moradia adequada era um sonho. “Posso dizer, hoje, que tenho um lar. É um sonho realizado. Quando lembro onde estávamos e temos esse lugar lindo, eu me emociono”.

O secretário Márcio Jerry destacou a importância de garantir habitação digna a quem mais precisa e disse que essa é a melhor forma de comemorar o aniversário de São Luís. 

“É uma felicidade muito grande poder entregar esse prédio, esse residencial Governador Archer, beneficiando aqui 14 famílias. Um alcance muito importante para pessoas que já moravam aqui, em condições precárias e, agora, tem apartamentos dignos, habitação digna, e isso nos gratifica muito, nos dá muita alegria em poder adotar, fazer e implementar políticas públicas que asseguram direitos à nossa população”, destacou.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão