Entrega de lenços a pacientes no Hospital de Câncer do Maranhão. (Foto: Divulgação)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, entregou, na última semana, 80 lenços a pacientes que realizam tratamento no Hospital de Câncer do Maranhão. A ação faz parte da campanha “Lenço Solidário”, promovida por colaboradores da maternidade que integra a rede estadual de saúde. A entrega dos lenços foi embalada por canções conhecidas que animaram o ambiente.

Para a paciente Maria José Corrêa, de 47 anos, em tratamento de câncer de mama desde 2020, foi uma surpresa a tarde de quimioterapia. “Estou muito feliz e grata por essa tarde diferente”, contou.

O diretor administrativo da MACMA, Leonardo Lopes, ressaltou que a ação foi um gesto de cuidado. “Viemos trazer alegria para os pacientes. Nosso intuito é que todos se sintam presenteados e agraciados com esse carinho e cuidado. Essa entrega simboliza um trabalho em equipe feito pelos profissionais que compõem nossa unidade”, destacou.

Equipe realizou ação da campanha “Lenço Solidário”. (Foto: Divulgação)

Emocionada com a iniciativa, a paciente Elizangela Garcez, de 48 anos, expressou seus sentimentos ao falar sobre a batalha contra a doença. “Já venci, mas é um momento muito difícil para todos que passam por essa luta. Emociona muito a gente receber esse acolhimento”, disse a paciente.

A ação emocionou também quem trabalha no Hospital de Câncer e acompanha a luta diária dos pacientes e seus acompanhantes. “Nós agradecemos demais o empenho de todos os profissionais em arrecadar os lenços e trazê-los às pacientes. Nós temos que nos colocar no lugar do próximo e a gente só tem a agradecer por essa felicidade que pudemos sentir ao ver os pacientes dançando e cantando”, falou Silvania Costa Carvalho.

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) é administrada pelo Instituto Acqua.

Hospital de Câncer

O Hospital de Câncer do Maranhão realiza atendimentos de Oncologia Clínica e Cirúrgica e conta com serviço de apoio diagnóstico e terapia, com exames laboratoriais, patologia clínica, PET-CT e ressonância magnética, além dos serviços próprios da unidade, como radiologia, tomografia, ultrassonografia, mamografia, endoscopia e colonoscopia.

A unidade possui 101 leitos de internação, divididos entre clínica cirúrgica, oncologia clínica e cuidados paliativos, e 16 leitos de unidade intensiva. Entre os projetos desenvolvidos no Hospital de Câncer, estão o Cinema nas Enfermarias, que acontece semanalmente com rodízio das clínicas, e também os trabalhos de pintura em tela e artesanatos.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão