Reunião com equipe da UP Codó (Foto: Maristela Sena)
Reunião com equipe da UP Codó (Foto: Maristela Sena)

A equipe da reitoria do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) continua o ciclo de visitas às Unidades Plenas. Desta vez os encontros aconteceram no período de 21 a 25 de junho, com gestores e representantes de professores e alunos das UPs de Santa Inês, Pindaré-Mirim, Codó, Matões, Timon, Coelho Neto, Brejo, Chapadinha e Vargem Grande. 

O motivo das visitas é a necessidade de definir orientações para que as escolas elaborem seus Planos de Retorno à Escola com Viabilidade Negociada (Previne) para a retomada de aulas presenciais em agosto 2021, respeitando os critérios de biossegurança definidos pelas autoridades sanitárias da união, do estado e dos municípios atendidos.

Além disso, foram visitadas as obras dos prédios novos das UPs de Codó, Coelho Neto e Chapadinha. As Unidades Plenas de Coroatá, Amarante, São Vicente Ferrer, Cururupu e Santa Luzia do Paruá estão contempladas com as próximas visitas, que acontecerão nas últimas semanas de julho.

O Previne tem como objetivos específicos promover a escuta ativa e o planejamento envolvendo toda a comunidade escolar. Estudantes e pais são ouvidos a respeito da expectativa em relação ao retorno à escola.

Outros pontos importantes no Previne abordam a criação de ciclos formativos sobre ensino híbrido para professores e gestores e de biossegurança para o pessoal técnico e de apoio; elaboração de um guia de orientações gerais, pedagógicas e de protocolos de biossegurança; e a definição de instrumentos e modalidades de comunicação para a comunidade escolar.

Além das questões do Previne, é feito um trabalho de vistoria executado por um arquiteto da equipe, que elabora relatórios sobre as condições de infraestrutura dos prédios das unidades. Os gestores administrativos têm a oportunidade de apresentar e discutir problemas e, também, sugerir soluções. Todo o levantamento é apresentado à Diretoria de Planejamento para que sejam viabilizadas as providências.

O reitor do IEMA, Alex Oliveira, acompanhado de assessores vai visitar outras unidades nas próximas semanas de julho. “É fundamental que estejamos presentes nas escolas para conhecer o pessoal e a estrutura de cada prédio. Fazemos o monitoramento e estudamos as condições para providenciar as medidas necessárias para o retorno escolar em agosto. Dessa forma teremos um controle mais sistemático de toda a manutenção e administração escolar com a possibilidade de atender as demandas das unidades”, disse.  

Reunião com equipe da UP Brejo (Foto: Maristela Sena)

O IEMA existe desde 2015, início do Governo Flávio Dino, para atender as solicitações de oferta no estado, de educação profissional, científica e tecnológica. A proposta é implantar o Instituto em todas as regiões, oferecendo à sociedade condições e oportunidade para o desenvolvimento dos seus potenciais, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

Obras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), entregou recentemente à população os prédios novos das Unidades Plenas de Viana e Bacabal. Este mês estão previstas inaugurações das novas instalações das UPs nos municípios de Coroatá, Santa Luzia do Paruá e Amarante do Maranhão. Há ainda mais 13 IEMAS em obras nos municípios de Santa Helena, São Domingos, Balsas, Colinas, Chapadinha, Tutoia, Vitória do Mearim, Santa Luzia do Tide, Coelho Neto, Carutapera, São Mateus, Dom Pedro e Tuntum.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão