A medida visa diminuir os riscos de contágio e ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19 (Foto: Ilano Lima)

Diante do aumento de casos da Covid-19 no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai, temporariamente, reduzir as consultas especializadas e a realização de cirurgias eletivas nas unidades estaduais. A medida visa diminuir os riscos de contágio e ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19.  

A decisão, publicada na Portaria nº 38 da SES, considera também o Decreto Estadual nº 37.360, de 3 de janeiro, que renova a declaração do estado de calamidade pública no Estado do Maranhão por conta da pandemia. 

“Já vivemos esse cenário e houve a necessidade de reduzir os procedimentos e as consultas que não são de urgência. Essa é uma medida que tem a intenção de proteger os pacientes que buscam atendimentos nas nossas unidades e também deixar a rede preparada para atender os casos da Covid-19, sobretudo, os mais graves”, esclarece o secretário adjunto de Atenção em Saúde da SES, Carlos Vinícius de Araújo.

De acordo com a portaria, as cirurgias eletivas serão reduzidas em 30% nos hospitais da rede estadual de saúde. As cirurgias oncológicas ou aquelas em que o adiamento possa resultar risco de agravamento do quadro clínico do paciente, ameaçando a vida, independente da especialidade, estão mantidas. 

O documento determina também a redução do fluxo de pessoas nos ambulatórios especializados, dentro dos Hospitais e Policlínicas, a partir da reorganização das agendas de consultas e do redirecionamento de pacientes para outros pontos de atenção, mantendo o atendimento em, no máximo, 50% da capacidade. A medida evita aglomeração nas unidades e minimiza os riscos de transmissão tanto da Covid-19 quanto de outra síndrome gripal.

A retomada integral de consultas e cirurgias eletivas, quando autorizadas, vai observar a ordem cronológica dos agendamentos.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão