Assessoramento técnico do SUAS para municípios com novas gestões (Foto: Divulgação)
Assessoramento técnico do SUAS para municípios com novas gestões (Foto: Divulgação)

Aproximadamente 20 municípios maranhenses participam até está sexta-feira (2) do Assessoramento Técnico sobre Gestão e Execução da Política de Assistência Social, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), através da Secretaria Adjunta de Assistência Social. 

A reunião teve como proposição discutir as principais dificuldades na implementação da Política de Assistência Social, vivenciadas pelos municípios. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, explicou a necessidade de práticas como essa para o alinhamento das ações que compõem a política de Assistência Social. 

“Essa capacitação é uma demanda daqueles municípios que trocaram de gestores nas últimas eleições. Então, a equipe técnica da Gestão do Suas, da Sedes, organizou esse treinamento para que todos os municípios estejam alinhados e usando a mesma linguagem no que se refere à gestão e execução da política do SUAS”, disse Márcio Honaiser. 

Participam do evento cerca de 20 municípios com suas equipes da Assistência Social, dentre eles gestores, coordenadores e técnicos que atuam diretamente junto aos programas, serviços e benefícios ofertados a população em situação de vulnerabilidade social.

A secretária de Assistência Social do município de Tutóia, Dayna Baquil comenta que essa é a primeira vez que participa de uma interação como essa, coordenada pela Sedes. 

“Acredito que essa é uma oportunidade de aprimorar os nossos conhecimentos e também realizar a troca de conhecimentos sobre a política do SUAS. Feliz por estar neste processo”, disse Dayna. 

Para a secretária Adjunta de Assistência Social da Sedes, Margarete Cutrim, essa é mais uma atividade executada pela Sedes, naquilo que é função do Estado. 

“Nossa objetivo neste encontro é capacitar, assessorar e acompanhar esses municípios, instrumentalizando todos eles com relação as suas responsabilidades em coordenar o SUAS no seu território”, destacou Margarete Cutrim.    

A previsão é que até o final do ano sejam realizadas mais duas reuniões como essa, para que outros municípios possam ser contemplados.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão