16.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilMaranhãoGoverno realiza ação do Programa Mais Saúde Animal no Anjo da Guarda

Governo realiza ação do Programa Mais Saúde Animal no Anjo da Guarda

- PUBLICIDADE -

Diana Ramos, Maria Clara e Pompom (Foto: Ruy Barros)

O sábado (24) foi especial para os pets do Anjo da Guarda e adjacências. Cães e gatos de todos os tamanhos e idades foram beneficiados com ações do Programa Mais Saúde Animal, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante a ação foram realizadas mais de 200 consultas gratuitas, além de vacinação antirrábica e testagem rápida para leishmaniose visceral canina (Calazar). 

“Para realizar a ação, fizemos um estudo epidemiológico de várias regiões da Ilha. A partir do resultado, pudemos identificar aquelas que mais necessitam de ações contra o Calazar e a Raiva canina. A proposta é levarmos o programa para outras regiões do estado, beneficiando não só os animais, mas também para as pessoas que ficarão protegidas contra essas enfermidades”, disse a secretária adjunta de Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira. 

A ação aconteceu no Centro de Ensino Japiaçu e foi realizada com o objetivo de combater especialmente a Leishmaniose e a Raiva. Ao chegar ao local, os animais com consulta previamente agendada foram submetidos à testagem. Em casos de resultado negativo para Calazar, uma coleira específica que auxilia na proteção contra o mosquito transmissor da doença foi doada. 

Durante a ação, também foi administrada a vacina antirrábica. Para dar conta da demanda, a SES disponibilizou doses suficientes para que até mil pets pudessem ser imunizados. O espaço contou com quatro salas para consultas e exames, além de duas tendas destinadas à vacinação. 

De acordo com a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, Zulmira Batista, saúde pública é feita de forma integral. “A prevenção é a principal forma de proteger as pessoas. Ao cuidar da saúde do animal, cuida-se também das pessoas e, consequentemente, do meio ambiente, uma vez que ações como esta buscam trabalhar em diferentes frentes e não de forma isolada”, destacou. 

As tutoras de Pompom, Diana Ramos e sua filha Maria Clara, aprovaram a ação. “A ação está sendo maravilhosa, ainda mais por ser gratuita. Foi uma oportunidade para colocar a vacinação em dia e deixar a gente mais tranquilo sabendo que ela está bem de saúde”, disse Diana. 

Antônio Diniz e Thor (Foto: Ruy Barros)

Para Antônio Diniz, que levou o seu cachorro, Thor, é satisfatório o fato de o governo também ter priorizado os animais. “Nós da comunidade recebemos essa ação com muito carinho. Eu ainda não tinha visto uma ação como esta aqui na região Itaqui-Bacanga. Para mim, está de parabéns”, afirmou.

Lançado em 2017 pelo Governo, o Mais Saúde Animal foi retomado e deverá ser ampliado para outras cidades maranhenses. A proposta é controlar e erradicar as principais zoonoses no Maranhão. 

Apoiador da ação, o deputado estadual Duarte Jr. acompanhou as ações e destacou que a intenção é levar o programa para várias áreas. “Saúde e bem-estar animal também é saúde pública. Fico muito feliz de ver a sensibilidade e o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde do Estado”, disse o deputado.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

- PUBLICIDADE -