Unidade é referência para municípios da região do Centro Maranhense (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, a partir deste mês de agosto, passa a oferecer atendimento especializado em Neurologia no Hospital Geral de Grajaú. A unidade, que integra a rede estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência para municípios da região do Centro Maranhense e já oferece atendimentos nas áreas de Cirurgia Geral, Ortopedia e Clínica Médica, além de exames como ultrassonografia.  

Com a nova especialidade, no último fim de semana foi realizada a primeira cirurgia neurológica da unidade. O procedimento beneficiou uma paciente de 64 anos, residente no município de Grajaú. Com traumatismo craniano, proveniente de acidente de moto, a idosa foi submetida à uma drenagem de um hematoma agudo.  

Os hematomas são formados quando um traumatismo craniano provoca acúmulos de sangue dentro do cérebro ou entre o cérebro e o crânio. A cirurgia foi considerada satisfatória e foi realizada pelo neurocirurgião Jan Araújo Cabral. A paciente Antônia Alves da Silva segue em observação na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e em condições clínicas estáveis. 

A ação reflete os investimentos realizados pela SES e pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) no processo de modernização das unidades de saúde. “Nossa unidade de saúde iniciou o serviço de neurologia neste mês de agosto. E assim que a paciente foi avaliada e houve a indicação de cirurgia, o procedimento foi realizado com sucesso”, afirmou a diretora administrativa da unidade, Aparecida Kelly Lima Coelho Chaves. 

O Hospital Regional de Grajaú conta com 50 leitos de enfermaria e 11 de UTI. Além de Grajaú, a unidade atende pacientes encaminhados por municípios como Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. 

Investimentos

Neste ano, o Governo do Estado já havia realizado investimentos na unidade, com a entrega dos primeiros leitos de terapia intensiva no hospital. A ampliação permitiu que o hospital passasse de média para alta complexidade, diminuindo a necessidade de transferências de pacientes e possibilitando os atendimentos em neurocirurgia.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão