Carlos Lula destacou a importância da ação para população da região da Vila Nova
(Foto: Ruy Barros)

Quem passou pela Praça da Família, na Vila Nova, na manhã deste sábado (14), participou da ação Saúde na Praça, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além dos serviços em saúde, atividades de recreação infantil e aulas de ritmo foram oferecidos.

No Saúde na Praça a população contou com serviços de aferição de pressão e glicemia, práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), avaliação nutricional, vacinação, avaliação odontológica, preventivo (Papanicolau), testes rápidos (HIV/Aids, hepatites, sífilis, Covid-19), atendimento social e psicológico. A expectativa é de 1.000 atendimentos na ação.

Saúde na Praça (Foto: Ruy Barros)

“O Saúde na Praça leva serviços de saúde para perto das pessoas. Aqui é um lugar especial que ressignificou o Bonfim. Essa praça era um lugar abandonado e o Hospital Aquiles Lisboa era um hospital apenas com ambulatório. Hoje, a unidade é o maior hospital da área Itaqui-Bacanga com centro cirúrgico. Unimos duas coisas: prevenção de doenças e cuidamos de quem já esperava por cirurgia por conta da pandemia”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Marinete Fonseca, de 54 anos, moradora da Areinha, não perdeu a oportunidade e realizou atendimento em saúde na ação. “Quando eu soube da ação não pude deixar de vir. Aproveitei para fazer minha consulta cirúrgica e os outros serviços”.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, ressaltou a importância de democratizar o acesso de serviços básicos de saúde à população. “O objetivo é aproximar os serviços públicos de saúde da população. São serviços extras, serviços que já são oferecidos à população nas unidades e se transformando em ações em diversos pontos da cidade e interior do estado”, disse.

Ação prevê 1000 atendimentos (Foto: Ruy Barros)

Com sorriso no rosto, Arthur Nogueira, de 8 anos, falou sobre o que mais gostou na ação. “Muito legal, porque a gente cuida da saúde e ainda brinca”, afirmou.

A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), contou com a participação de profissionais do Hospital Aquiles Lisboa. Além de ofertar serviços gratuitos à população, o público que passava pela Praça da Família foi orientado sobre os vários atendimentos médicos disponibilizados pelo Hospital Aquiles Lisboa.

“A gente vê o brilho nos olhos das pessoas que estão sendo atendidas. Sempre buscamos ampliar esses serviços e graças ao secretário Carlos Lula e à Emserh conseguimos esse objetivo. Aproveitamos para reforçar os serviços ofertados na unidade para população”, disse Carlos Eduardo Chagas de Carvalho, diretor administrativo do Hospital Aquiles Lisboa.

FALA POVO

“É uma excelente ideia e que fosse para sempre, principalmente para o povo mais carente”
Jeferson Cláudio, de 42 anos, do Bairro de Fátima

“É importante para comunidade. Passamos o ano todo tentando atendimento médico, e hoje com essa ação podemos ter vários de uma só vez”
Deydiane Sousa, de 32 anos, do Anjo da guarda

“Oportunidades como essa a gente não pode perder. Vim fazer tudo que tenho direito e ainda trouxe minha filha Emily”
Maria Laurice Andrade, de 37 anos, da Vila Nova

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão