Atendimentos foram realizados no no Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres (Foto: Márcio Sampaio)

O sábado (7) foi de saúde e prevenção para os pets da Cidade Olímpica e bairros adjacentes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou, neste sábado (7), a segunda edição do Programa Mais Saúde Animal.

O programa, que promove ações de saúde animal para o combate de duas zoonoses endêmicas no Maranhão: leishmaniose e raiva, ofereceu 120 consultas gratuitas. Além disso, 1.500 doses de vacina antirrábica, testagem rápida para leishmaniose visceral canina (calazar), bem como distribuição de coleiras para animais com resultado negativo.

“O Programa Mais Saúde Animal tem a finalidade de atender a população em geral para garantir a prevenção das zoonoses, como raiva e a leishmaniose, que é o mesmo calazar. Estamos oferecendo consultas e vacinação para cães e gatos. No ato da consulta, caso o animal apresente algum outro problema de saúde, o médico veterinário fará a prescrição do medicamento recomendado”, explica a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, Zulmira Batista.

Chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, Zulmira Batista, alerta para prevenção das zoonoses (Foto: Márcio Sampaio)

Os atendimentos do Programa Mais Saúde Animal envolveram 70 profissionais e foram oferecidos no Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres, bairro da Cidade Olímpica. Os primeiros tutores chegaram com seus pets ao local bem antes do início do atendimento, que começou às 8h.

A dona de casa Marisvânia Lima conta que chegou bem cedo para garantir o atendimento do seu cachorro, que se chama Folvi. “Ele já vacinou e agora estamos aguardando para a consulta. Esse tipo de ação é muito importante, pois não basta só pensar nos seres humanos, é necessário pensar nos animais também”, conta.

Ao chegar ao local, os animais com consulta previamente agendada online foram submetidos à testagem. Em casos de resultado negativo para calazar, uma coleira específica que auxilia na proteção contra o mosquito transmissor da doença foi doada.

Muita gente aproveitou também para imunizar seu pet com a vacina antirrábica, que foi oferecida de livre demanda para cães e gatos. É o caso da manicure Vera Lúcia Ferreira.   “Aproveitei para vir vacinar meus pets, o Tico, gatinho que eu encontrei na rua, e o Duque, meu cachorro. As coisas não estão fáceis, por isso, esse tipo de ação é muito importante para nós, donos de pets”, destacou.

A consultora de vendas, Regina França Barros, levou o Hulk para realizar a consulta por conta de um atropelamento que ele sofreu. “O Hulk foi abandonado e pelo fato de viver nas ruas, acabou sendo atropelado. Por conta disso, comecei a cuidar dele, para ver se ele melhora. Estamos juntos há três meses e hoje estou aproveitando para trazer os exames dele para serem examinados pelos médicos veterinários”, diz Regina Barros.

A médica veterinária Claudia Castro destaca a importância dos cuidados com os animais domésticos. “Se não vacinados, os animais domésticos, gatos e cachorros, podem adquirir e transmitir doenças muito perigosas para os seres humanos, como a raiva e o calazar. Essas zoonoses podem ser controladas com vacinas e os testes rápidos que estamos oferecendo na ação”, ressalta a médica.

A primeira ação do programa neste ano aconteceu no mês de julho, no bairro do Anjo da Guarda.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão